A Justiça Federal decretou a prisão preventiva dos irmãos Hermógenes Aparecido Mendes Filho, 49 anos, e Ronaldo Mendes Nunes, 40, acusados de serem chefes do esquema ligado ao tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e ligação com facções criminosas. As investigações também foram prorrogadas por mais 30 dias.
A dupla foi alvo da Operação Sanctus, deflagrada pela Polícia Federal em 8 de dezembro de 2023. Hermógenes Aparecido foi preso, enquanto Ronaldo conseguiu fugir, ele estava em Pedro Juan Caballero, e está foragido até hoje. Existe a suspeita de que tenha sido avisado por gente influente no Paraguai.
Veja mais:
Justiça revoga prisão domiciliar de advogada filha de promotor acusada de tráfico
Justiça concede prisão domiciliar a advogada filha de promotor do MPE presa por tráfico
Polícia Federal investiga compra de votos por prefeito e três vereadores em Corumbá
De acordo com a PF, as investigações começaram em outubro e identificaram os dois irmãos de Dourados com histórico de ligação em apreensões de drogas e lideranças de facções criminosas.
O grupo comandado pela dupla escondia drogas em pneus de caminhões de carga para despachar de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, para o interior do Paraná. Na sequência, a carga tinha o Rio de Janeiro como destino.
Os investigados utilizavam uma rede de pessoas e empresas para lavar o dinheiro do tráfico e faziam os depósitos em dinheiro vivo em terminais de autoatendimento. O esquema contava ainda com a ocultação patrimonial de empresas e imóveis com propriedade em nome de “laranjas” e “testas de ferro”.
Entre os envolvidos está a advogada Cristiane Maran Milgarefe da Costa, presa no dia da operação. Ela é suspeita de ter um relacionamento afetivo com Hermógenes Aparecido e teria participado tanto das tratativas de transportes de drogas e pagamentos, além de ser utilizada na ocultação de bens e lavagem de dinheiro.
Cristiane teve revogada sua prisão domiciliar, mas com utilização de tornozeleira eletrônica. Na decisão da 3ª Vara Federal de Campo Grande, publicada na quinta-feira (11), foi informado que os irmãos Aparecido e Ronaldo tiveram a prisão preventiva decretada no último dia 5 de janeiro. Os processos estão em sigilo.
A Justiça também autorizou a prorrogação por mais 30 dias das investigações da Operação Sanctus, para análise de documentos e eventuais diligências ainda em curso.
“Anote-se que a autoridade policial deverá dar prioridade às diligências ainda pendentes, dada a prioridade de tramitação do presente feito (RÉU PRESO)”, diz a decisão.
Açougueiro a empresário de sucesso
Hermógenes Aparecido Mendes Filho passou de um simples dono de açougue de bairro a empresário de sucesso, um dos “novos ricos” de Dourados, segundo reportagem do site Campo Grande News.
Aparecido, como é mais conhecido, progrediu através do tráfico de drogas. De Coronel Sapucaia, ele se instalou no bairro Izidro Pedroso, onde montou uma casa de carne.
Nos últimos anos, Hermógenes passou a ostentar nas redes sociais a riqueza acumulada, postando vídeos mostrando a criação de gado e passeando de quadriciclo em sua fazenda, a Beira Rio, no município de Feliz Natal, em Mato Grosso. Após a prisão dele, a conta foi apagada.