Com um índice grande de rejeição em Mato Grosso do Sul, a ex-senadora Simone Tebet continua como principal nome no MDB e celebra o sucesso nacional como ministra do Planejamento e Orçamento. “O Brasil voltou”, comemorou a ministra em postagens nas redes sociais sobre o primeiro ano do Governo Lula (PT) e numa crítica indireta à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“O #MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento) voltou em 2023 e o Brasil retomou a capacidade de planejar o futuro”, destacou Simone. “Fizemos o PPA mais participativo de nossa história. A roda da inovação no orçamento girou novamente e estamos preparando um novo marco orçamentário para 2024”, afirmou, sobre as reuniões realizadas em todos os estados brasileiros para colher sugestões para o planejamento.
Veja mais:
Simone nega convite para Justiça, mas defende recriação da pasta da Segurança Pública
Simone Tebet é cotada para substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça
Simone só fica atrás de Lula como político melhor avaliado do Brasil, aponta pesquisa Atlas Intel
“2023 foi um ano de muitos desafios, mas, como diz o presidente @lulaoficial, o Brasil voltou. Voltamos a planejar o futuro e devolvemos esperança ao povo brasileiro. Que venha 2024 para consolidar tudo isso e muito mais!”, destacou, sempre sinalizando a parceria com Lula, consolidando a aliança firmada no segundo turno das eleições de 2022.
Durante o primeiro turno das eleições presidenciais do ano passado, Simone se firmou como candidata da terceira via ao criticar tanto Lula quanto Bolsonaro. No segundo turno, a emedebista se empenhou na campanha do petista e foi considerada fundamental para a vitória apertada.
No Governo Lula, Simone fica entre os ministros com melhor avaliação, conforme a pesquisa da Genial Quaest divulgada neste mês. Com 1% das citações como melhor ministra, ela fica atrás dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad (7%), da Justiça, Flávio Dino (4%), e da Educação, Camilo Santana (2%).
Simone acabou superando todos os demais ministros do União Brasil, do PP, do Republicanos e do MDB e até o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do Desenvolvimento Econômico.
Nas redes sociais, os eleitores se dividem sobre o papel da ministra. “Verdade ministra, estamos juntos sempre aqui oeste baiano em especial Muquém do são Francisco, com vcs verdadeiros humanista”, elogiou Ailton Sampaio.
“É Lula presidente sempre 🙌 😊 Lula é o melhor presidente do Brasil 🙌 😊 esse sim sabe governar e sabe cuidar bem do povo brasileiro 🙌 😄 Parabéns para todos vcs do governo Lula que Deus abençoe todos vocês”, comentou Jose Fabio Silva.
Outros reagiram com críticas ao papel da ministra. “Como pode uma pessoa ter duas caras, isso não provém de Deus, mais provém…”, reagiu Jocemar Santos. “Fechando o ano no vermelho com 177 bilhões negativos só irão fazer o que fizeram em 2023, NADA.”, lamentou Adilson Dilmar Dudeck na rede social X.