Uma das melhores coisas do fim de ano é a comida – desde bolos a bebidas festivas, carnes e saladas, as delícias culinárias podem ser tentadoras e fáceis de comer em excesso. “Muitas pessoas abusam dos alimentos festivos porque esses alimentos geralmente não são consumidos em outros dias do ano e, portanto, quando ficam disponíveis durante o fim de ano, há quem exagere”, diz Rahaf Al Bochi, RDN, da Academia de Nutrição e Dietética de Atlanta (EUA).
Relaxar um pouco no departamento de alimentação é divertido, mas ainda é inteligente manter alguns limites. Por isso, separamos algumas dicas para evitar surpresas desagradáveis com o pós-festa.
Veja mais:
Festas devem movimentar mais de 10,1 milhões de passageiros pelo País
Gastos com as comemorações de Natal devem cair 17% em MS neste ano, aponta pesquisa
Pesquisa aponta que 71% devem presentear e vendas no comércio deve crescer 34% no Natal em MS
Abandone a mentalidade dietética
“Em vez de abordar os alimentos festivos como alimentos restritos ou ruins, o que fará com que você tenha vontade e vontade de comer demais esses alimentos, tente se dar permissão para apreciá-los”, diz Al Bochi. “Dar-se permissão para desfrutar de todos os alimentos irá ajudá-lo a estar em paz com todos os alimentos e permitir que você se concentre no prazer, em vez de comer demais ‘alimentos proibidos’.”
Alterne o álcool com água
“As férias são um momento de celebração e o álcool costuma estar incluído nisso. O problema com isso é que o álcool não apenas adiciona calorias vazias, mas também reduz as inibições que podem levar a escolhas erradas”, acentua Jonathan Valdez, RDN,da Academia de Nutrição do Estado de Nova York. “Garantir que você tome um copo de água entre as bebidas alcoólicas ajuda a mantê-lo hidratado e evita que você beba tanto.” Se você não é fã de água pura, acrescente algumas frutas cítricas ou alterne bebidas alcoólicas com mocktails (para ficar com aquele clima festivo).
Mantenha lanches saudáveis em casa
“Se houver muitas outras opções disponíveis em casa, pode ser mais fácil pegar menos ‘guloseimas’ e mais coisas saudáveis, como frutas, nozes, iogurte, vegetais e homus”, diz Keri Gans, nutricionista. Compre produtos sazonais que tenham um sabor tão bom quanto parecem.
Sente-se enquanto come
“Sugiro que, quando comemos guloseimas festivas , você se sente e preste atenção na comida que está comendo”, diz a nutricionista Su-Nui Escobar. “Pode levar quase 20 minutos para o estômago comunicar ao cérebro que está cheio”, acrescenta a médica Amber Pankonin, RD. Portanto, sentar e comer devagar não só permite que ocorra uma digestão saudável, mas também permite que você se concentre nas conversas com amigos e familiares.
Agende um horário para as atividades
“Agendar treinos pode parecer egoísta quando há trabalho a ser feito, mas pode ajudá-lo a ser mais produtivo e evitar ganho de peso indesejado”, diz Panknin. “Durante as férias, o exercício pode ajudar a manter os níveis de energia, melhorando o sono, reduzindo a pressão arterial e, também, melhorando o humor e os níveis de stress, o que pode levar a melhores escolhas alimentares.”
Equilibre seu prato
“Certifique-se de que sua refeição contenha muitos vegetais sem amido (cerca de ½ do prato) e que seus carboidratos sejam equilibrados com proteínas e gordura”, diz Al Bochi. Então, vá em frente com o pavê, mas depois de ter ingerido uma boa porção de salada verde. “Esta fórmula irá equilibrar o açúcar no sangue e proporcionar satisfação e plenitude.”
Reserve tempo para refeições regulares
“Mesmo quando há tanto para fazer durante as férias, saltar refeições pode ser contraproducente. Pular refeições pode aumentar a fome ou permitir que os níveis hormonais mudem e os níveis de energia podem cair”, diz Panknin. “Reservar tempo para as refeições durante as festas pode evitar comer demais ou petiscar e também pode dar-lhe uma sensação de estabilidade durante as férias.”
Esteja atento aos aperitivos.
“Muitas refeições nas festas de fim de ano são precedidas de aperitivos que podem facilmente se tornar uma refeição por si só”, diz Al Bochi. “Escolha alguns de seus aperitivos favoritos e deixe espaço para o jantar.”
Tente seguir um horário de alimentação
Não ter um horário regular de alimentação pode levar a pessoa a comer demais; mas se você seguir um horário de alimentação, por exemplo – a cada 4-5 horas, você pode sentir menos ‘fome’ quando chegar a hora das refeições”, diz Gans.
Analise o que está sendo oferecido.
“Priorize quais alimentos você realmente deseja versus o que você acha que provavelmente comeria só porque está lá. Se a comida for um mistério, considere dividi-la com alguém ou pergunte a alguém quais são seus favoritos na mesa”, diz Genki. “Se não, tome algumas porções de alimentos que lhe pareçam realmente atraentes e saboreie-os. Antes de voltar por alguns segundos, pergunte-se: ainda estou com fome? O que vai me satisfazer? Repita esse processo durante a sobremesa.”