Houve aumento de 45% no percentual de moradores que vão presentear neste ano e as vendas de Natal devem crescer 34% em 2023, segundo pesquisa do IPFMS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio de Mato Grosso do Sul). Apesar da queda de 7,6% no gasto médio com presentes, como haverá mais gente comprando, o faturamento do comércio deve atingir R$ 355,7 milhões no Estado.
O levantamento aponta que o maior aumento na movimentação da economia ocorrerá no comércio do interior, principalmente, em Coxim (aumento de 116%), Ponta Porã (58%) e Três Lagoas (45%). O crescimento será mais tímido nas maiores cidades, como Campo Grande (alta de 1,56%) e Dourados (5%).
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Em Corumbá/Ladário, na fronteira com a Bolívia, a pesquisa apontou uma crise com a queda de 6% no faturamento do comércio com a venda de presentes, de R$ 12,78 milhões para R$ 11,97 milhões.
No geral, em Mato Grosso do Sul, a venda de presentes deverá crescer 34,2% neste Natal, com a movimentação de R$ 355,71 milhões, contra R$ 265 milhões no fim de ano de 2022. A principal causa é que houve aumento de 45% no número de sul-mato-grossenses que vão comprar presentes neste ano.
De acordo com o levantamento, 71,83% vão presentear alguém no Natal de 2023, o primeiro do Governo Lula. No ano passado, 49,40% tinham a intenção de comprar presentes. O percentual era ainda menor em 2021, ano ainda afetado pela pandemia da covid-19, quando apenas 45,40% dos sul-mato-grossenses manifestaram a intenção de bancar o Papai Noel.
Por outro lado, houve queda de 7,6% no gasto médio com presentes, de R$ 361,13, no ano passado, para R$ 333,36 neste ano.
Em Campo Grande, as vendas devem ter aumento, passando de R$ 95,91 milhões, no ano passado, para R$ 97,41 milhões neste ano. O maior crescimento será registrado em Coxim, com aumento de 116%, de R$ 2,3 milhões para R$ 4,99 milhões, de acordo com o instituto da Fecomércio.
Em Dourados, o faturamento com presentes deverá crescer 5%, passando de R$ 19,5 milhões para R$ 20,5 milhões, enquanto em Ponta Porã deverá saltar 58%, de R$ 9,75 milhões para R$ 15,44 milhões. Em Três Lagoas, as vendas devem chegar a R$ 17,40 milhões neste ano, contra R$ 11,9 milhões no ano passado.
De acordo com a pesquisa, 88% dos consumidores vão realizar as compras nas lojas físicas, no Centro e nos shoppings, enquanto 13% devem optar pelas compras online nas lojas. Já os outros 5% vão optar pelas compras pela internet de vendedores autônomos. Apenas 1% devem produzir o próprio presente.
Mais da metade, 53%, deve optar para presentear com roupas, enquanto 43% vão optar por calçados, 34% brinquedos, 17% perfumes, 9% eletrônicos e 5% outros. A forma de pagamento preferida por 81% será à vista. O parcelamento no cartão de crédito será opção para 43%, enquanto 11% vão optar pelo parcelamento oferecido pela loja.
De acordo com o IPFMS, 59% vão comprar presentes para os filhos, enteados e netos; 23% para os pais, avós e tios, enquanto 3% para irmãos e 0,4% para amigos.