Pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência aponta o ex-prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB) como franco favorito para vencer a eleição pela Prefeitura de Costa Rica em 2024. O atual chefe do Executivo, Delegado Cléverson Alves (PP), aparece bem atrás, com menos da metade das intenções de voto do emedebista.
Neste momento, o levantamento mostra que a ação civil pública de ressarcimento ao erário e improbidade administrativa contra Waldeli não teve muito efeito na popularidade do ex-prefeito. A atual gestão da Prefeitura de Costa Rica acusa o emedebista de favorecer sua empresa quando era chefe do Paço Municipal e cobra R$ 30 milhões de indenização.
Veja mais:
CPI vai investigar irregularidades em contratação de clube e shows pela Prefeitura de Costa Rica
Após anúncio de pré-candidatura, Waldeli Rosa é processado em R$ 30 mi pela Prefeitura de Costa Rica
Ex-prefeito do MDB vira réu por dispensar licitação para contratar chargista
Além disso, há a expectativa de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para averiguar a denúncia do município. Em outra frente, vereadores do MDB abriram uma CPI para investigar irregularidades em contratação de clube e shows pela prefeitura neste ano.
Os dados da pesquisa do Instituto Ranking foram colhidos nos dias 5 e 6 de dezembro, em entrevistas com 500 eleitores. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5%, para mais ou para menos.
Na espontânea, Waldeli dos Santos lidera com 30,4% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito Cleverson Alves vem em seguida, com 10,2%. Depois aparecem Dr. Leandro Bortolazzi, com 3%, e Evaldo Paulino, com 1,2%, sendo que 1% dos entrevistados apontaram outros nomes e 54,2% não sabem ou não responderam.
No levantamento estimulado, o ex-prefeito Waldeli segue disparado à frente, com 55%, enquanto Cleverson Alves surge bem atrás, com 20,4%. Logo depois aparecem o Dr. Leandro Bortolazzi, com 7,6%, e Evaldo Paulino, com 2%, sendo que 15% dos entrevistados não sabem ou não quiseram responder.
No quesito rejeição estimulada, Delegado Cleverson Alves lidera com 18,4%, seguido por Evaldo Paulino, com 10,2%, Waldeli dos Santos, com 7,2%, e Dr. Leandro Bortolazzi, com 2,8%, sendo que 61,4% dos entrevistados não sabem ou não responderam.