A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, é cotada para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ex-senadora poderá substituir Flávio Dino, cotado para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve definir o nome para substituir Rosa Weber nesta segunda-feira (27).
A cotação de Simone foi informada pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Professora em Direito, ex-deputada estadual, ex-vice-governadora de Mato Grosso do Sul, ex-prefeita de Três Lagoas, a ex-senadora de Mato Grosso do Sul pode assumir a vaga de Dino para compensar a não indicação de uma mulher para o STF.
Veja mais:
Simone só fica atrás de Lula como político melhor avaliado do Brasil, aponta pesquisa Atlas Intel
De adversária a ministra, Simone comemora um ano da vitória de Lula: “Do lado certo da história”
Simone é a ministra de Lula com a melhor avaliação, segundo Paraná Pesquisas
Lula também avalia a indicação do atual ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, e do advogado Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, que conta com apoio expressivo do PT. Vale destacar que sua atuação na Operação Lava Jato foi considerada crucial para a liberação de Lula.
A vaga de Dino na Justiça ainda conta com outros candidatos, como o secretário-geral da pasta, Ricardo Cappelli, que se destacou na atuação contra os golpistas de 8 de janeiro e tem o apoio de Dino para sucedê-lo.