A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), anunciou um pacote para a educação que prevê mais 6.600 novas vagas na Rede Municipal de Ensino em 2024, contratação de mais de 300 professores, instalação de energia solar e aparelhos de ar-condicionado em todas as escolas. Atualmente, a Reme possui 110.323 alunos.
Para o ano que vem, a prefeitura ainda promete entregar 205 parquinhos e brinquedos pedagógicos para todas as unidades escolares. A previsão é de que mais de 4 mil aparelhos sejam adquiridos pelo município. Ainda no mês de fevereiro, a Prefeitura deve entregar as obras das Emeis Jardim Inápolis e São Conrado.
Veja mais:
Adriane Lopes pede R$ 506 milhões do Novo PAC do Lula para 37 obras em Campo Grande
Adriane nomeia comitê para enfrentar mudanças climáticas e adere a rede global
Adriane avalia demitir mais três secretários: Governo, Saúde e Desenvolvimento
Conforme o anúncio das melhorias, durante solenidade na noite de segunda-feira (20), as 166 novas salas modulares terão 48 m², espaço suficiente para 20 alunos, equivalente a 6.600 novas vagas.
Além disso, serão entregues novos uniformes e kits escolares para o início das aulas dos 111 mil estudantes. Com investimento em tecnologia, o total de 1.095 notebooks serão entregues para diretores e coordenadores da Reme; mais 899 computadores para a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Também é prevista uma sala de informática itinerante.
“Hoje nós estamos aqui para lançar o maior pacote de investimentos da história da educação dessa cidade. Quando eu disse, ao assumir essa gestão, que educação é prioridade, eu não estava brincando. Eu não vim prometer, eu vim fazer com que a educação de Campo Grande se torne referência nacional”, discursou Adriane, durante o evento no Parque Tarsila do Amaral.
“Eu sou mulher, eu sou mãe e eu sei as dificuldades que as mulheres passam quando precisam de uma vaga em uma escola. Nós sabemos o quanto é importante a educação na vida de uma criança. Eu sou fruto da educação. E quando eu falo em capital das oportunidades, eu não posso falar na capital das oportunidades sem pensar na educação, que transforma as vidas para o futuro dessa cidade”, completou.
O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, disse estar comprometido com a formação de seus alunos.
“Tudo nesse ano foi pensado e nós estamos aqui pelos nossos alunos. A educação é a base para qualquer sociedade se desenvolver e Campo Grande tem se desenvolvido, diariamente, porque nós acreditamos na educação como um preditor para o sucesso da nossa cidade”.
Durante a solenidade, o presidente do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), Gilvano Bronzoni, celebrou as medidas anunciadas.
“A eleição das Emeis é um sonho, uma garantia de qualidade e autonomia. A atual gestão nos surpreendeu, pois, muitas administrações passaram e não fizeram e temos visto essa gestão fazer a diferença. Estamos terminando o ano com aquilo que foi combinado sendo cumprido, então, somos gratos à atual gestão por sentarem e conversarem conosco para juntos avançarmos e sair fortalecidos. Nós já somos uma capital entre as maiores no número de professores efetivos no Brasil, e agora temos o anúncio do concurso para o magistério”, comemorou.
De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, entre as melhorias recentes na educação, estão a revitalização simultânea das 205 unidades escolares, renovação de frota de veículos, novos mobiliários, ampliação do número de vagas, implantação do Ensino Médio no Distrito de Rochedinho com construção de salas de aula, entre outras ações que visam melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida dos 111 mil alunos e dos servidores.
O programa Juntos Pela Escola investe R$ 40 milhões na revitalização das 205 escolas simultaneamente. Essas escolas receberam manutenção, reparos, acessibilidade e nova pintura após anos de funcionamento. São 106 Emei’s (Escolas de Educação Infantil) e 99 de Ensino Fundamental que serão contempladas com as ações.
Em 14 de dezembro acontecerá a 1° eleição de diretores nas Emeis da Capital. O feito também é inédito e um pedido antigo da comunidade escolar. A posse de secretários escolares das Emeis neste ano de 2023 atende a um anseio antigo da categoria.
Reajuste salarial
A Prefeitura sancionou o projeto de lei da recomposição salarial do piso do magistério, que iguala o salário em 70% ao piso nacional. O aumento é de 14,95%, sendo feito de forma escalonada, 5% pagos em outubro, em janeiro de 2024 e 4,95% em maio de 2024.
Em setembro de 2024, será incorporada a reposição de 30% do reajuste anual do piso nacional para o ano de 2024. No mesmo ano, em dezembro, acontece a reposição de 70% do reajuste anual do piso nacional para o ano que vem.
Atualmente, a Reme possui 110.323 alunos, um aumento de 3.043 alunos, em comparação com 2022. Para 2024, a Prefeitura anunciou a abertura de 5 mil vagas nas Emeis da Capital com cadastro de matrícula on-line e pelo site matricula.campogrande.ms.gov.br. O telefone 0800 615 15 15 agora aceita ligação por celular e facilita ainda mais o acesso às informações sobre datas, matrículas e rematrículas.