O verão ainda não chegou e as ondas de calor têm levado a população a experimentar sensações cada vez mais desconfortáveis. Para além do sol sobre a pele, o excesso de calor é responsável por múltiplos agravos de saúde, que vão desde a uma insolação à perda de consciência. Em alguns casos, o calor em excesso pode ser fatal.
Como a temperatura está a subir para níveis insuportáveis, é importante saber como nos podemos proteger dela. De acordo com Larry Kenney, professor de fisiologia e cinesiologia na Penn State University, “os seres humanos evoluíram em climas tropicais e podem tolerar bem o calor, liberando-o no meio ambiente através da pele”.
Leia também:
Nova onda de calor pode fazer Campo Grande bater máxima histórica de 41ºC, alerta meteorologia;
Ventilador é alternativa baratinha para driblar o calor, mas é risco para asmáticos e alérgicos;
Campo Grande terá 39 dias de calor extremo e prejudicial à saúde em 2050, prevê estudo.
“Quando, no entanto, o ar fica mais quente do que a temperatura da pele ou o suor não evapora, a temperatura do nosso corpo começa a subir. Uma das coisas que acontece é o aumento da frequência cardíaca, porque o coração bate com mais força para tentar bombear o fluxo sanguíneo para a pele para se livrar e levar conforto térmico à superfície corporal”, explica.
Larry Kenney aponta que, entre as muitas estratégias para compensar o calor, está a alimentação. Hidratar-se com frequência e ingerir alimentos ricos em líquidos contribui para a nutrição e auxilia o organismo a enfrentar o calor.
Confira 10 alimentos que ajudam a reduzir a temperatura corporal:
Água
A melhor forma de manter a temperatura corporal correta é hidratar-se regularmente. Beber 2,7 a 3,7 litros de água diariamente é necessário para manter o corpo fresco.
Melancia
A melancia é um dos alimentos com maior teor de água, composto por aproximadamente 90% de água. Também é uma fruta rica em antioxidantes que mantêm o corpo fresco.
Cebolas
As cebolas não apenas esfriam o corpo, mas também o protegem das insolações. É também um superalimento que auxilia na prevenção de diversas doenças ativas durante o período de elevadas temperaturas.
Pepinos
Semelhante à melancia, o pepino é um dos vegetais com maior teor de água. Também é rico em fibras que auxiliam no combate à prisão de ventre que pode ocorrer devido ao clima quente.
Coalhada
A coalhada é um dos melhores laticínios para adicionar à dieta durante os dias de elevadas temperaturas. A maioria dos alimentos ricos em proteínas são carnes e aves, que podem aumentar o calor corporal. A coalhada, por outro lado, é rica em proteínas e também esfria o calor do corpo.
Água de Côco
A água de coco é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de água. Esse alimento é rico em diversas vitaminas e minerais que ajudam a proteger o corpo de doenças durante os dias mais quentes.
Folhas de menta
As folhas de hortelã são bastante refrescantes. Também funcionam muito bem para realçar o sabor de sucos de frutas, limonadas, chás gelados e outras bebidas.
Vegetais de folhas verdes
Os vegetais crucíferos, também conhecidos como vegetais de folhas verdes, incluem espinafre, brócolis, couve-flor, alface, repolho e assim por diante. Esses vegetais têm um alto teor de água e são repletos de nutrientes.
Frutas cítricas
As frutas cítricas são uma ótima fonte de hidratação e vitamina C, que funcionam como escudo contra o calor. Algumas das frutas cítricas popularmente disponíveis são laranjas, limões, limas, toranjas e assim por diante.
Abacate
Abacates são um ótimo complemento para a dieta, pois são ricos em gorduras saudáveis. Ao contrário de outros alimentos gordurosos que podem desidratar o corpo, os abacates são hidratantes e as gorduras ajudam o corpo a absorver melhor outras vitaminas.