O nome Reinaldo Azambuja (PSDB) para disputar a prefeitura de Campo Grande em 2024 voltou a assombrar a pré-candidatura a prefeito do deputado federal Beto Pereira, que deixou de ser consenso no partido. O ex-governador é apontado como o tucano com mais chances de chegar ao comando do Paço Municipal.
O PSDB nunca conseguiu eleger o prefeito de Campo Grande. Os tucanos só chegaram como vice de André Puccinelli, por meio do empresário Osvaldo Possari, e de Nelsinho Trad, com Marisa Serrano.
Veja mais:
Com o apoio de Reinaldo e Riedel, Beto assume PSDB para consolidar candidatura em 2024
Adriane convida filho de Bolsonaro e dá mais um passo para conquistar o voto dos bolsonaristas
De olho na prefeitura da Capital, Rose segue “fórmula de sucesso” e estreia programa de TV
A última tentativa foi com Rose Modesto em 2016, quando a ex-deputada federal era do ninho e chegou ao segundo turno. Na ocasião, ela perdeu a disputa para Marquinhos Trad (PSD), mesmo contando com o apoio da máquina estadual.
Reinaldo quase chegou ao segundo turno em 2012, quando Edson Giroto, então no MDB, passou e acabou perdendo para Alcides Bernal (PP), mesmo contando com o apoio das máquinas da prefeitura e do Governo estadual.
Beto Pereira passou a ser principal aposta do PSDB. No entanto, alguns analistas e outros mais afoitos enxergam que o deputado federal não tem musculatura nem cacife para chegar ao segundo turno e ganhar a disputa.
Nos últimos dias, o Correio do Estado voltou a apostar no balão de ensaio de que o melhor nome no PSDB é Reinaldo Azambuja. O jornal publicou, inclusive, análise de cientistas políticos apontando o ex-governador como o único com chance de vencer o pleito.
Houve até a divulgação de que haveria um acordo entre Reinaldo e a senadora Tereza Cristina (PP) para tirar Adriane Lopes (PP) da disputa pela reeleição. Conforme a análise, o ex-governador se consagrou como uma liderança imbatível ao garantir a eleição de Eduardo Riedel como governador no ano passado.
Beto não assumiu a liderança das pesquisas, mas tem pontuado mais do que Riedel a um ano da eleição. O atual governador começou a disputa pelo Governo na lanterna e acabou se sagrando vencedor no segundo turno.
Não é a primeira vez que o nome de Reinaldo é ventilado como candidato a prefeito da Capital. Em outras ocasiões, o presidente regional do PSDB divulgou nota para desmentir as especulações. Ele vem montando o partido para disputar uma das duas vagas de senador nas eleições de 2026.