A senadora Soraya Thronicke (Podemos) tentou enquadrar o empresário Argino Bedin, conhecido como “pai da soja”, durante depoimento na CPMI de 8 de Janeiro, realizado nesta terça-feira (3). A ex-bolsonarista desmentiu fake news espalhadas pela extrema-direita contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha eleitoral e causar medo no eleitorado.
“Eu acredito que o senhor não tenha ficado rico nos últimos quatro anos para cá”, começou a senadora, que foi candidata a presidente em 2022 e obteve 600 mil votos. “O senhor não se tornou o pai da soja a partir de 2018, correto?”, instigou Soraya, sobre o mandato de Jair Bolsonaro (PL).
Veja mais:
Com voto de Soraya e Tereza, Senado contraria STF e aprova marco temporal para terras indígenas
Fim do marco temporal: STF define indenização para ocupantes de boa-fé
Por 9 votos a 2, Supremo invalida tese do marco temporal
No entanto, o empresário conseguiu no Supremo Tribunal Federal o direito de ficar em silêncio durante o depoimento e não respondeu a nenhuma provocação da parlamentar sul-mato-grossense. Ele é acusado de financiar os atos golpistas de 8 de janeiro.
“O senhor já era grande. Dizer que o agronegócio se tornou rico e próspero após Bolsonaro é uma mentira. Não é tudo que eles contam que é verdade”, prosseguiu. “O senhor, aos 73 anos, movido por uma paixão ou por um medo, medo de que suas terras fossem confiscadas”, começou Soraya.
Durante a campanha, houve o discurso de que Lula seria eleito e tomaria as terras dos brasileiros para implantar o comunismo no País.
“De que todas as igrejas fossem fechadas. De que haveria abertura total às drogas. De que seria fácil descriminalizar o aborto no Brasil”, afirmou Soraya, destacando que eram mentiras para causar medo na população.
“Todo esse medo levou muitas pessoas a acreditar que teria um salvador”, lamentou, sobre Jair Bolsonaro. A senadora alertou que o empresário foi, na sua opinião, enredado em uma teia golpista para proteger o ex-presidente e o primeiro escalão das Forças Armadas.
Bedin ouviu em silêncio e não caiu na provocação de Soraya. Ela postou os questionamentos nas redes sociais.
Confira a postagem da senadora no Instagram