A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), adotou ações para se firmar como representante do bolsonarismo nas eleições municipais de 2024, quando tentará a reeleição. Após não participar do desfile de 7 de setembro e evitar discurso de ministros petistas durante o lançamento do Novo PAC, a progressista se reuniu com deputados de direita e aliados de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Nesta quarta-feira (27), durante um périplo por Brasília, Adriane se reuniu com o deputado estadual Rafael Tavares (PRTB), representante do grupo conservador EnDireitaMS, e com o deputado federal Rodolfo Nogueira, conhecido como Gordinho do Bolsonaro (PL).
Veja mais:
Após Contar, Bolsonaro convida Rafael Tavares para o PL e deve esvaziar PRTB
Bolsonaristas pregam união, mas convite e suspense do PL sinalizam confronto entre Contar e Pollon
Sob a sombra de Adriane, direita conta com quatro nomes para testar o mais viável em 2024
A aproximação com dois parlamentares notórios pelo bolsonarismo, Adriane busca se credenciar para ter o apoio de Bolsonaro nas eleições do próximo ano. O primeiro passo foi dado com a troca do Patriotas pelo PP da senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura na gestão passada e umas mais influentes conselheiras de Bolsonaro.
Ela já conquistou o vereador Tiago Vargas (PSD), que planeja trocar o partido do ex-prefeito Marquinhos Trad pelo PP de Adriane. Aliás, o parlamentar bolsonarista vem defendendo a reeleição da prefeita.
Mais um passo foi dado na reunião com Nogueira. “Recebemos a prefeita Adriane Lopes e tratamos sobre emendas para Campo Grande e os projetos estruturais da prefeitura de CG”, contou o deputado federal. “Falamos sobre vários assuntos inclusive sobre as eleições de 2024”, admitiu.
“Devido a minha votação expressiva em Campo Grande pretendo destinar emendas para a Capital, quero ser atuante em Campo Grande. Já morei em Campo Grande e sou apaixonado por essa Cidade Morena. Tenho esse compromisso em ser deputado atuante na Capital”, ressaltou. Ele vai aguardar um levantamento de Adriane para definir as obras que serão contempladas com as emendas para 2024.
Na mesma linha foi Tavares, que também destinará a emenda de R$ 500 mil para a Capital. Rafael recebeu convite de Jair Bolsonaro e deve trocar o PRTB pelo PL. Ele, inclusive, poderá ser candidato a vereador nas eleições do próximo ano caso seja confirmada a cassação do mandato de deputado estadual pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Adriane deu outros sinais de alinhamento com o bolsonarismo. A prefeita não participou do tradicional desfile de 7 de setembro deste ano, boicotado pelos bolsonaristas por ter sido o primeiro realizado pelo Governo Lula.
A prefeita também procurou mostrar distanciamento da gestão petista. Durante o lançamento do Novo PAC na Capital, que prevê investimentos bilionários no Estado, Adriane discursou e deixou o local do evento antes do discurso do ministro Rui Costa, chefe da Casa Civil.
Caso consiga o apoio dos bolsonaristas, Adriane pode unir a direita e a extrema direita entorno do seu nome na disputa da prefeitura da Capital. Os outros candidatos são Beto Pereira (PSDB), Lucas de Lima (PDT), Professor André Luís (Rede) e Camila Jara (PT).