A empresa espanhola de gestão aeroportuária Aena anunciou que vai assumir a administração do Aeroporto Internacional de Campo Grande a partir do próximo dia 13 de outubro, durante o feriadão da semana do saco cheio. Em Corumbá e Ponta Porã, a gestão da Aena Brasil terá início em definitivo no mês de novembro.
A companhia arrematou o controle dos aeroportos em leilão em agosto de 2022. Os equipamentos de infraestrutura foram arrematados pela concessionária por R$ 2,4 bilhões. Antes mesmo de iniciar as operações, a Aena informou que realizou investimento de R$ 3,3 bilhões em pagamentos iniciais.
Veja mais:
Única empresa a apresentar proposta, Aena leva Aeroporto de Congonhas e de Campo Grande
Único participante de leilão, grupo espanhol deve assumir Aeroporto de Campo Grande
Ousadia do crime: 18 bandidos roubam aviões de Almir Sater, ex-prefeito e pecuarista
Entre os equipamentos que formam o bloco SP/MS/PA/MG, o aeroporto de Uberlândia (MG) será o primeiro a ser gerido pela Aena, a partir de 10 de outubro. O Aeroporto Internacional de Campo Grande será o seguinte, no dia 13. Em 7 de novembro, será a vez de assumir o Aeroporto de Ponta Porã e, três dias depois, o de Corumbá.
Segundo a companhia, foi realizada a elaboração e aprovação dos planos de transferência operacionais.
“A empresa fez visitas técnicas aos 11 aeroportos com uma equipe de mais de 60 profissionais, que participaram de 40 reuniões com cerca de 100 stakeholders diferentes. A Aena também promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos.”
Em nota, a operadora informou que, neste momento, os 11 aeroportos encontram-se na etapa de operação assistida, com contratação de consultorias para o desenvolvimento de projetos de ampliação e modernização para cada aeroporto.
“A Aena já contratou mais de 260 colaboradores para atuarem nos 11 novos aeroportos sob a sua gestão.”
- 10/10 — Uberlândia (MG)
- 13/10 — Campo Grande (MS)
- 17/10 — Congonhas, em São Paulo (SP)
- 07/11 — Ponta Porã (MS)
- 10/11 — Corumbá (MS)
- 13/11 — Uberaba (MG)
- 16/11 — Montes Claros (MG)
- 21/11 — Marabá (PA)
- 24/11 — Carajá (PA)
- 27/11 — Santarém (PA)
- 30/11 — Altamira (PA)