A vereadora Luiza Ribeiro (PT) criou uma petição online para colher assinaturas a favor da criação do Hospital Municipal de Campo Grande. A medida foi posta em prática para ser discutida em audiência pública na Câmara Municipal na próxima segunda-feira, 18 de setembro. A parlamentar considera “urgente” a implantação de uma unidade com leito hospitalar próprio da prefeitura.
“Entre as capitais dos Estados, Campo Grande figura entre as poucas que não possui um estabelecimento hospitalar municipal. O atendimento é feito por hospitais contratados pela Prefeitura, como a Santa Casa, Hospital do Câncer, São Julião, Hospital do Pênfigo, pelo Regional (Governo do Estado) e HU (Federal), estando demonstrada a total dependência do Município de atendimento hospitalar em rede de terceiros, não possuindo, sequer, nenhum hospital municipal”, justifica Luiza.
Veja mais:
PT defende abertura de CPI e vereador abre mão de presidir investigação de contratos
Janela partidária deve turbinar PSDB e PP e esvaziar bancadas do cinco partidos na Câmara
Antes de insistir em CPI, vereadores decidem analisar contratos suspeitos da Cascalhos de Areia
A vereadora afirma que o número de leitos disponíveis na Capital está bem abaixo do que orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os últimos levantamentos mostram que a oferta de leitos hospitalares em Campo Grande é 1,6 leitos por mil habitantes e o recomendado é de 3 a 5 leitos para cada mil habitantes.
“Por isso estamos mobilizando esforços para pressionar a Prefeitura de Campo Grande a construir um hospital municipal e que seja na forma de um Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS), com toda infraestrutura necessária para fortalecer a política de assistência e promoção à saúde e bem estar com todos os tipos de serviços”, avisa a parlamentar.
A petição será entregue às autoridades do Poder Executivo Municipal, Estadual e Federal, também será enviada para as bancadas de senadores, aos deputados federais e estaduais de MS, e a todos os vereadores da Capital.
Para assinar a petição, basta clicar aqui.