O Ministério dos Transportes pretende estender em mais 15 anos e a CCR MS Via poderá ficar com o contrato de concessão da BR-163 até 2049. Pela proposta, a concessionária deverá implantar passarelas, pontos de ônibus e iluminação viária nas travessias urbanas dos 17 municípios situados ao longo dos 847 quilômetros.
Os detalhes da proposta encaminhada para análise do Tribunal de Contas da União foram repassados pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante reunião com o governador Eduardo Riedel (PSDB), na última terça-feira (5).
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De acordo com o tucano, a CCR será obrigada a realizar R$ 12 bilhões em investimentos, dos quais R$ 3 bilhões serão nos primeiros três anos. A manutenção do contrato com a empresa foi considerada a melhor alternativa pelo Governo Lula, que desistiu da proposta de relicitação prevista na gestão de Jair Bolsonaro (PL).
O total a ser duplicado será de 183 quilômetros, um pouco menor do que o divulgado ontem pelo O Jacaré. A informação em off era de que seriam 191 quilômetros duplicados. A terceira faixa seria implantada em 191 quilômetros.
A concessionária será obrigada a instalar 10 quilômetros de vias marginais e 28 quilômetros de contornos. No total serão implantados mais 458 quilômetros de acostamento.
O ponto negativo do novo contrato é que a concessionária não será mais obrigada a realizar a duplicação total da via. Com 150 quilômetros já duplicadas, a BR-163 passará a contar com pista dupla ao longo de 333 quilômetros.