Albertino Ribeiro
Ultimamente o caso das joias, afanadas pelo maior marajá da história da República brasileira, tem monopolizado o noticiário dos brasileiros; confesso que o assunto, embora pitoresco, já encheu a paciência, pelo menos a minha.
Contudo, eis que surge uma notícia muito mais interessante. “Além das joias? Qual?” Na última sexta-feira, o IBGE divulgou o crescimento da nossa joia. Ops! Desculpe-me o ato falho. Refiro-me ao crescimento do PIB. O indicador, que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos na economia, superou as expectativas, crescendo 0,9% no segundo trimestre, ou seja, três vezes mais que o esperado.
Veja mais:
Economia Fora Da Caixa – IPCA – 15: Calma, não é o que parece.
Economia Fora Da Caixa – A Eletrobrás corre risco de apagão com os 3 Gatos
Economia Fora Da Caixa – Apesar da alta, inflação está sob controle
O mais incrível sobre a preciosa divulgação do PIB é que ele cresceu de forma mais equânime e espalhou seu brilho por todos os setores e atividades da nossa economia. Dessa forma, dizer que a economia brasileira vai bem não é mais uma questão de opinião, pois sua pedra de toque (PIB ), comprova isso de forma inequívoca.
Com este resultado, a atividade econômica ficou 7,4% acima do período pré-pandemia, segundo o IBGE. Acho importante destacar o desempenho da indústria, que depois de um crescimento pífio no primeiro trimestre (0,1%), cresceu agora 0,9%.
Por seu turno, os investimentos começaram a sair do “fundo do poço (0,1%)”, após amargarem uma queda de 3,4% no último trimestre. Inclusive, a partir de agora, este poderá mostrar seu brilho, pois estará turbinado pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). É isso mesmo, leitor!
A tendência é que ocorra uma grande melhora na economia; os números têm mostrado isso e não são números de Potemkin. São números reais, que vão se refletir no acervo pessoal da população, e não apenas na família de poucos. Sendo assim – depois de muito tempo -, as pessoas voltarão a comprar bens personalíssimos, não personalíssimos e tridimensionais.