O Dia dos Pais deverá movimentar R$ 360,6 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, aumento de 40,5% em relação ao ano passado. No entanto, conforme a pesquisa, o consumidor vai reduzir em 0,65% o gasto com presente, mas vai aumentar em 108% com celebrações.
Os dados são da pesquisa do Instituto de Pesquisas da Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) e do Sebrae-MS. O comércio deverá registrar o mesmo movimento do ano passado. A euforia da população está nos festejos, que incluem o tradicional almoço em casa no domingo, opção aponta por 86% dos consumidores.
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O levantamento mostra que o gasto com presentes e celebrações deve passar de R$ 256,6 milhões, no ano passado, para R$ 360,6 milhões neste ano. No entanto, o Dia dos Pais deve ter o mesmo movimento do ano passado no comércio, já que a compra com presentes terá redução de 0,65%, de R$ 159,5 milhões, considerando-se o valor corrigido pela inflação, para R$ 158,4 milhões neste ano.
O consumidor planeja reduzir o valor do presente em 4,78% neste ano, de R$ 217,40 para R$ 207, em média. Haverá redução de 12% em Campo Grande, de R$ 50,5 milhões para R$ 44 milhões, de 11,9% em Dourados, de R$ 15,1 milhões para R$ 13,3 milhões, e de 15,6% em Ponta Porã, de R$ 6,4 milhões para R$ 5,4 milhões.
Por outro lado, os lojistas podem fazer a festa em dois municípios do TOP 5. Em Corumbá, o aumento no gasto com presentes será de 104%, de R$ 3,9 milhões para R$ 7,9 milhões. Em Três Lagoas, a expectativa é de crescimento de 12,79%, de R$ 6,3 milhões para R$ 7,1 milhões.
De acordo com a pesquisa, 66,31% dos consumidores vão realizar as compras dos presentes no comércio central, enquanto 13,42% vão optar pelos bairros, 7,35% pelos shoppings e 0,59% pelas galerias.
A maior parte, 44,07%, optará por dar roupas de presente, enquanto 23,41% perfumes, 21,55% calçados, 8,13% mochilas e acessórios e 3,72% produtos eletrônicos.
Com o preço dos alimentos mais baratos, principalmente, a carne, o sul-mato-grossense está otimista e vai elevar em 24,8% o gasto com as celebrações do Dia dos Pais, com o montante gasto saltando de R$ 159,9 milhões, no ano passado, para R$ 199,5 milhões neste ano.
A maioria absoluta, 86%, vai passar o dia com a família, com o pai comprando os ingredientes para fazer a refeição em casa. Outros 9% planejam sair para almoçar em restaurante, enquanto 2% pretendem viajar ou passear com o pai. Apenas 1% pretendem recorrer ao delivery para pedir refeição pronta para poupar trabalho ao paizão.