Embora haja a crença de que a depressão e a ansiedade aumentam o risco de uma pessoa desenvolver câncer, os resultados da pesquisa foram inconclusivos. Em uma nova análise de vários estudos da Holanda, Reino Unido, Noruega e Canadá, os pesquisadores descobriram que a depressão e a ansiedade não estão ligadas a riscos mais altos para a maioria dos tipos de câncer nessa população. A análise foi publicada pela científica Wiley online, revisada pela American Cancer Society.
A ligação teórica entre saúde mental e câncer
Há estudiosos que apontam na depressão e na ansiedade fatores de risco para o câncer, afetando os comportamentos relacionados à saúde de uma pessoa ou induzindo efeitos biológicos no corpo que estimulam o desenvolvimento do câncer. Pesquisas anteriores mostraram um quadro misto: alguns estudos indicam uma ligação entre depressão, ansiedade e incidência de câncer, enquanto outros sugerem pouca ou nenhuma correlação.
Pesquisa envolveu mais de 300 mil pessoas
Em um esforço para obter mais clareza, Lonneke A. van Tuijl, professor do University Medical Center Groningen, e equipe mergulharam nos dados do consórcio internacional Psychosocial Factors and Cancer Incidence. Este consórcio abrange informações de 18 grupos de estudos prospectivos com mais de 300.000 adultos da Holanda, Reino Unido, Noruega e Canadá.
Resultados e Implicações da depressão e ansiedade para o câncer
Os pesquisadores não descobriram associações significativas entre depressão ou ansiedade e cânceres gerais, de mama, próstata, colorretal e relacionados ao álcool durante um período de até 26 anos. No entanto, depressão ou ansiedade foram associadas a um risco 6% maior de desenvolver câncer de pulmão e câncer relacionado ao tabagismo.
O risco foi significativamente reduzido quando outros fatores de risco relacionados ao câncer, incluindo tabagismo, uso de álcool e índice de massa corporal, foram levados em consideração. Assim, a análise ressalta a necessidade de abordar o tabagismo e outros comportamentos não saudáveis que podem surgir como resultado de ansiedade ou depressão.