O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), é aprovado por 76,6% dos eleitores, segundo levantamento nacional realizado pelo Instituto Veritá. O índice do tucano é o 8º maior do País e fica acima da média nacional dos governadores, com aprovação de 68,5%, contra desaprovação de 31,5%.
O instituto ouviu 43.326 eleitores em todos os estados de 7 a 28 de julho deste ano. A margem de erro é de 2% para mais ou menos. O objetivo do levantamento, que teria sido custeado com recursos próprios, era aferir o humor do eleitorado brasileiro.
Veja mais:
Riedel obtém 53,40% de ótimo e bom em MS, enquanto 13% de ruim e péssimo, diz Ranking
André e Capitão Contar lideram disputa na Capital; Rose fica em 3º, segundo pesquisa Innova
Cai influência de Bolsonaro e sobe a de Lula na eleição de prefeito da Capital, segundo IPEMS
O índice de aprovação de Riedel fica atrás do obtido pelos governadores do Tocantins (87,7%), Rondônia (81,5%), Mato Grosso (81,1%), Goiás (81%), São Paulo (78,7%), Espírito Santo (77,9%) e Santa Catarina (77,3%).
No geral, a maioria absoluta dos governadores tem aprovação acima de 50%. A única exceção são os governadores do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), com 46,5% de aprovação, do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), com 45,8%, e de Pernambuco, Raquel Lira (PSDB), com 39,2%.
O levantamento pode ser comemorado pelo sul-mato-grossense, considerando-se que está no primeiro cargo eletivo e completa sete meses na função. Outras pesquisas mostraram que ele tem aprovação melhor que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da prefeita da Capital, Adriane Lopes (PP).