Para facilitar a filiação de novos prefeitos e lideranças visando as eleições de 2024, o presidente nacional do PSDB, Eduardo Leite, determinou a intervenção em 37 diretórios municipais tucanos em Mato Grosso do Sul. O objetivo é garantir que os novos filiados participem das convenções municipais da sigla.
A decisão reforça a estratégia do presidente regional do partido, o ex-governador Reinaldo Azambuja, que vem filiando lideranças e prefeitos para disputarem as eleições municipais. Até o momento, o PSDB já conta com 40 dos 79 prefeitos no Estado e pode chegar a quase 50.
Veja mais:
Podemos cogita lançar Soraya para disputar a prefeitura de Dourados em 2024
No Podemos, Soraya pode fazer dobradinha com Reinaldo no Senado e ter apoio de Riedel
Soraya diz que CPMI deve mirar peixes grandes e vê digitais de Bolsonaro em tentativa de golpe
Conforme a resolução assinada pelo governador do Rio Grande do Sul, os mandatos dos diretórios municipais de 37 municípios terminam na segunda-feira (31). Ele também autorizou a participação nas convenções, com o direito de voto e ser votado, do filiado que tenha prazo mínimo de filiação de 30 dias do evento respectivo.
O cacique tucano explica que a medida tem o objetivo de fortalecer o movimento destinado a filiações de diversos prefeitos, vice-prefeitos e lideranças políticas com o objetivo de fortalecer o partido. A resolução garante que eles participem das convenções.
A tarefa de fortalecer o partido vem sendo conduzida por Reinaldo, que vem articulando a sua candidatura a senador em 2026. O objetivo é garantir um número expressivo de prefeitos e líderes com chance de eleição no pleito.
Reinaldo filiou ou pretende filiar prefeitos do PDT, PSD, União Brasil, MDB e Podemos. O prefeito de Santa Rita do Pardo, Lúcio Costa, deixou o Podemos. O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, deve trocar o PSB pelo PSDB para disputar a reeleição. O prefeito de Paranaíba, Maycol Queiroz, e o de Miranda, Fábio Florença, deixaram o PDT para ingressar no ninho tucano.
Os diretórios atingidos pela resolução são: Antônio João, Bandeirantes, Bonito, Ladário, Sidrolândia, Sonora, Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Angélica, Aparecida do Taboado, Camapuã, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Inocência, Itaquiraí, Itaporã, Ivinhema, Juti, Laguna Carapã, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Tacuru e Taquarussu.