O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Opinião»Economia Fora Da Caixa – Brasil está salvo do drama de Londres
    Opinião

    Economia Fora Da Caixa – Brasil está salvo do drama de Londres

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt23/07/20232 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Albertino Ribeiro

    O mercado imobiliário de Londres foi entregue aos especuladores. Londrinos de classe média estão saindo da cidade para morar em cidades próximas e, mesmo assim, não conseguem fugir totalmente dos altos preços do aluguel residencial.

    O pior ainda, os inquilinos não conseguem encontrar imóveis decentes para morar; muitas vezes existem apenas apartamentos com pouquíssimos cômodos e com problemas de infraestrutura, como mofo nas paredes e problemas no fornecimento de água.

    Veja mais:

    Economia Fora Da Caixa – O gênio de 9 dedos contra os estúpidos de dois neurônios

    Economia Fora Da Caixa – Enquanto a Reforma Tributária era aprovada, os bolsonaristas uivavam

    Economia Fora Da Caixa – Para o Brasil seguir rumo à econômica verde, é necessário manter-se à esquerda

    Segundo depoimentos de moradores, muitos apartamentos eram escritórios comerciais, que foram adaptados e, mesmo com esses problemas, custam, em média, 1.300 Libras esterlinas, o equivalente a R$ 8.000.

    Devido a esta tragédia causada pela libertinagem mercadológica, muitas pessoas de classe média foram despejadas. Como resultado, alguns estão morando em furgões e os mais jovens voltaram a morar com seus pais.

    Infelizmente, a Inglaterra, nos últimos anos, tem sido reflexo dos governos conservadores, que possuem enorme preconceito em relação a incursões do Estado na economia. Com isso, a construção de moradias sociais e programas de redução de déficit habitacional, como ocorrem no Brasil, são impensáveis.

    Como eu canso de dizer nesta e em colunas anteriores, o conservadorismo econômico não é o maior problema daqueles que dirigem a economia de um país. Na verdade, o grande problema é o fanatismo de muitos que acham que o mercado é um ente perfeito e irretocável.

    Até Adam Smith admitiu que existem imperfeições, que precisam ser corrigidas. Contudo, os liberaloides se arvoram e querem ser ” mais justos do que o rei”.

    E notório, para quem não tem os olhos vendados, que a lógica interna do capitalismo é o excesso, e todo excesso precisa ser contido.

    Ainda bem, que o Brasil se livrou de um grupo político, que tinha justamente esse tipo de proposta: o liberalismo fanático e desenfreado.

    Dessa forma, a classe média brasileira – que tanto bate palma para o excesso de mercado – não corre o risco de morar em vans e caminhonetes.

    (*) Albertino Ribeiro é economista e ensaísta. A coluna EcOnOmIA FoRa dA CaiXa é publicada aos domingos em O Jacaré

    albertino ribeiro ECONOMIA economia fora da caixa mercado imobiliário opinião

    POSTS RELACIONADOS

    Capital tem o 2º pior índice fiscal entre as capitais com gestão “ideológica” de Adriane

    MS 19/09/20254 Mins Read

    Campo-grandenses detonam Papy por calote no IPTU: “Deveria dar exemplo”

    MS 19/09/20254 Mins Read

    Cenário fiscal dos municípios melhora diante de conjuntura econômica

    BR 18/09/20256 Mins Read

    Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

    BR 18/09/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    SUS: 76% da população brasileira têm atendimento gratuito de saúde

    BR 19/09/20254 Mins Read

    Adriane fecha contrato de R$ 8,6 milhões com ex-secretário de Bernal sem licitação

    Campo Grande 19/09/20253 Mins Read

    Barroso valida regra da reforma sobre aposentadoria por invalidez

    BR 19/09/20253 Mins Read

    Pressão 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão

    BR 19/09/20251 Min Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.