O Podemos cogita lançar a senadora Soraya Thronicke, que se filiou ao partido após deixar o União Brasil nesta semana, para disputar a Prefeitura Municipal de Dourados nas eleições de 2024. Ela é natural da segunda maior cidade do Estado e pode bagunçar a disputa para enfrentar o atual prefeito, Alan Guedes (PP).
No primeiro mandato de senadora e candidata a presidente da República no ano passado, Soraya foi recebida com festa no Podemos nesta semana. Ela mudou de partido de olho para ampliar a base eleitoral para disputar a reeleição em 2026.
Veja mais:
No Podemos, Soraya pode fazer dobradinha com Reinaldo no Senado e ter apoio de Riedel
Soraya diz que CPMI deve mirar peixes grandes e vê digitais de Bolsonaro em tentativa de golpe
Para ampliar apoio à reeleição, Soraya Thronicke deixa União Brasil e se filia ao Podemos
O Podemos pode formar federação com o PSDB e o Cidadania, o que daria uma base maior para Soraya, que poderia fazer dobradinha com o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O tucano vem construindo uma ampla base e poderá chegar ao fim do ano com 47 dos 79 prefeitos filiados ao PSDB.
Só que antes de disputar a reeleição, Soraya poderá ser candidata a prefeita. Fonte do Podemos informou que ela poderá ser candidata em Dourados, sua cidade natal, e também considerada estratégica pela pujança do agronegócio.
O Podemos também cogita lançar candidato próprio a prefeito de Campo Grande para enfrentar a atual prefeita, Adriane Lopes (PP). Ou seja, o partido cogita enfrentar os dois principais candidatos da senadora Tereza Cristina, que também vem trabalhando intensamente para ampliar a base do Progressistas em Mato Grosso do Sul.
Na Capital, o Podemos tem como opções a própria Soraya, que é a maior estrela do partido, e o presidente regional, o empresário Sérgio Murilo.