O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»“Ditadura da toga”, “tribunal político” e “grande dia”: reações a inelegibilidade de Bolsonaro
    MS

    “Ditadura da toga”, “tribunal político” e “grande dia”: reações a inelegibilidade de Bolsonaro

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt01/07/20234 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Capitão Contar e João Henrique criticaram a condenação de Bolsonaro (Foto: Divulgação)

    Em Mato Grosso do Sul, as lideranças bolsonaristas reagiram com indignação, tristeza e com duras críticas ao Poder Judiciário pela inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como “ditadura da toga”, “tribunal político” e “ditadura”. Já os petistas e ex-aliados festejaram com frases como “grande dia”, “dia histórico” e “ninguém está acima da lei”.

    Pelo placar de 5 a 2, o Tribunal Superior Eleitoral condenou Bolsonaro a inelegibilidade por oito anos por abuso de poder ao propagar informações falsas na reunião com os embaixadores no ano passado.

    Veja mais:

    Soraya diz que CPMI deve mirar peixes grandes e vê digitais de Bolsonaro em tentativa de golpe

    Para ampliar apoio à reeleição, Soraya Thronicke deixa União Brasil e se filia ao Podemos

    Nelsinho e Soraya aprovam novo arcabouço fiscal; Tereza Cristina vota contra proposta de Lula

    Principal estrela do bolsonaristmo no Estado e cotada para suceder Bolsonaro como candidata a presidente em 2026, a senadora Tereza Cristina (PP) foi diplomática, econômica nas palavras e lacônica na mensagem. “É difícil não lamentar a inelegibilidade de Bolsonaro. Ele foi a escolha de 58 milhões de brasileiros em 2022. A decisão de hoje não anula sua liderança”, tuitou a ex-ministra da Agricultura.

    É difícil não lamentar a inelegibilidade de Bolsonaro. Ele foi a escolha de 58 milhões de brasileiros em 2022. A decisão de hoje não anula sua liderança.

    — Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) June 30, 2023

    O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP) foi mais contundente na crítica. “O Brasil se entristece hoje. Um presidente honesto, comprometido com a nação, que sempre respeitou a Constituição, contra um judiciário que censura e persegue”, lamentou o progressista.

    “Vergonha da ditadura da toga, que protege corruptos e rotula inocentes. Existe esperança? Sempre é hora de despertar 🇧🇷”, postou o deputado, ressuscitando um tema caro ao bolsonarismo, a suposta ditadura do Poder Judiciário brasileiro.

    O Brasil se entristece hoje. Um presidente honesto, comprometido com a nação, que sempre respeitou a Constituição, contra um judiciário que censura e persegue. Vergonha da ditadura da toga, que protege corruptos e rotula inocentes. Existe esperança? Sempre é hora de despertar 🇧🇷

    — Deputado Dr. Luiz Ovando (@drluizovando) June 30, 2023

    Candidato a governador no ano passado, o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB) também cutucou os ministros do Tribunal Superior Eleitoral pela condenação do ex-presidente. “Zero surpresa: um tribunal político servindo cegamente àqueles que o aparelharam. Aqui na BRAZUELA, só apertando o ‘RESET’ mesmo”, criticou o político.

    Campeão de votos no ano passado, o deputado federal Marcos Pollon (PL), comparou a decisão a adotada por outros países de esquerda. “Na Nicarágua a ditadura tornou inelegíveis todos os opositores! Na Venezuela a ditadura torna inelegível hj a maior opositora de Maduro! No BR, segundo Dilmo a democracia é relativa! Realmente, nunca foi tão relativa!”, ironizou.

    O deputado estadual João Henrique Catan (PL) também acusou os juízes de serem partidários. “O Poder Judiciário que deseja tornar o Presidente Bolsonaro ‘inelegível’ são aqueles caras que foram advogados do PT ou do PSDB antes se tornarem Ministros por indicações pessoais e contaminadas de inveja daquele que derrotou todos estes partidos, usando um discurso de Deus”, afirmou o parlamentar, voltando a citar a fé, uma das marcas da campanha do bolsonarismo.

    Pátria, Família e Liberdade.
    Uma condenação viria fora das quatros linhas, a regra deixou de ser a constituição e o apito do juiz decide quantos gols são computados.

    Esquecendo eles: que gol contra, não satisfaz a torcida! Gera revolta numa multidão!
    —->

    — João Henrique (@henriquecatan) June 30, 2023

    O vereador Tiago Vargas (PSD), que também foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, solidarizou-se com Bolsonaro. “ORGULHO DE ESTAR AO SEU LADO Jamais esqueceremos tudo o que você fez pelo Brasil 🇧🇷 Presidente Bolsonaro. Inelegível pelo sistema, mas será sempre elegível pelo povo!”, tuitou.

    Os adversários festejaram a sentença do TSE. Eleita com o apoio de Bolsonaro em 2018, a senadora Soraya Thronicke (Podemos) foi uma das mais contundentes na crítica ao ex-aliado. “Ninguém está acima da lei! Hoje a justiça cassou os direitos políticos de Bolsonaro, o homem que joga fora das tais 4 linhas, que mente e manipula pessoas de boa-fé”, detonou a parlamentar.

    “18/7/22 foi tb uma tentativa de encontrar apoio externo para o golpe”, afirmou. “Na verdade ele foi condenado como inelegível por 8 anos, e a partir de agora outras processos serão concluídos, dentre eles muitos que tratam de corrupção. Não há perseguição política, o que existe é responsabilização pelo atos cometidos”, avaliou Soraya, saindo em defesa dos ministros do TSE.

    Ninguém está acima da lei!

    Hoje a justiça cassou os direitos políticos de Bolsonaro,o homem que joga fora das tais 4 linhas,que mente e manipula pessoas de boa-fé.

    18/7/22 foi tb uma tentativa de encontrar apoio externo para o golpe.

    — SorayaThronicke (@SorayaThronicke) June 30, 2023

    Uma das principais críticas da política negacionista de Bolsonaro na CPI da Covid-19, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, celebrou a condenação do ex-presidente. “A democracia é inegociável. Dia histórico, o TSE fez justiça!”, afirmou a ex-senadora, que citou ainda a música “Eu vejo a vida melhor no futuro…”, de Lulu Santos.

    A deputada federal Camila Jara (PT) postou uma dancinha da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e marcou: “Quem poderia imaginar o Brasil sextando assim, hein”, provocou a petista, em clima de festa. “Grande dia, Bolsonaro inelegível”, ressaltou.

    A democracia é inegociável. Dia histórico, o TSE fez justiça!

    “Eu vejo a vida melhor no futuro…” – Lulu Santos

    — Simone Tebet (@simonetebetbr) June 30, 2023

    Candidato a senador no ano passado, o advogado Tiago Botelho (PT), também aproveitou para celebrar a decisão da Justiça Eleitoral e aproveitou para alfinetar Bolsonaro. “Cada um colhe o que planta. Bolsonaro chamou mulher de fraquejada e negro de arroba, pois bem, uma ministra mulher e um ministro negro acabam de o tornar inelegível. A vida devolve!”, concluiu o petista.

    Sexta foi considerado “dia histórico” pela condenação de Bolsonaro , segundo Simone Tebet (Foto: Arquivo)

    camila jara capitão contar eleições 2026 joão henrique catan marcos pollon nossa política simone tebet soraya thronicke tereza cristina tiago vargas Tiro News tse

    POSTS RELACIONADOS

    MPE cobra Adriane sobre ambulâncias paradas e R$ 1,9 milhão em aluguel de veículos para Samu

    Campo Grande 13/06/20253 Mins Read

    Juiz nega prisão, mas manda colocar tornozeleira eletrônica em ex-secretário de Saúde

    MS 13/06/20254 Mins Read

    Trio bolsonarista de MS vota contra, mas Câmara eleva pena para posse de arma de uso proibido

    MS 12/06/20253 Mins Read

    CPI enterra relatório de Soraya que pedia fim do ‘Tigrinho’ e indiciamento de Virginia e Deolane

    MS 12/06/20255 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Ataques ao Irã ‘prendem’ comitiva do governo de MS que participa de missão em Israel

    MS 13/06/20254 Mins Read

    Brasil estuda medidas para romper relações militares com Israel

    BR 13/06/20253 Mins Read

    MPE cobra Adriane sobre ambulâncias paradas e R$ 1,9 milhão em aluguel de veículos para Samu

    Campo Grande 13/06/20253 Mins Read

    Estudantes têm até as 23h59 desta sexta para fazer a inscrição no Enem

    BR 13/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.