Ao se filiar ao Podemos, a senadora Soraya Thronicke poderá fazer dobradinha com o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na disputa do Senado, quando duas vagas estarão em jogo. Ela ainda poderá ter o apoio do governador Eduardo Riedel. A hipótese fica mais provável com a formação da federação do Podemos com o PSDB e Cidadania.
“Se consolidar a Federação Podemos/PSDB para 2026, será um fato!”, admite o presidente regional do Podemos, Sérgio Murilo Mota. A ex-presidenciável vai disputar a reeleição e tem o apoio do novo partido.
Veja mais:
Soraya diz que CPMI deve mirar peixes grandes e vê digitais de Bolsonaro em tentativa de golpe
Para ampliar apoio à reeleição, Soraya Thronicke deixa União Brasil e se filia ao Podemos
Nelsinho e Soraya aprovam novo arcabouço fiscal; Tereza Cristina vota contra proposta de Lula
Com a filiação de Soraya, o Podemos passa a contar com sete senadores, mesmo número do União Brasil e uma bancada superior ao PP e ao PSDB.
Para Sérgio Murilo, a filiação deixa a sigla regionalmente forte. “A militância passa a ter motivação para fortalecer a agremiação do Podemos MS! Espero que seja o combustível capaz de repetirmos as mesmas entregas das eleições municipais anterior!”, afirmou. Ele continua no comando do partido no Estado.
A senadora não deverá mudar a postura em relação ao Governo Lula no Congresso, onde se define como independente. “O governo Lula é de alianças partidárias, mas o Podemos vota e atua conforme os interesses do Brasil!”, contou Murilo.
A dobradinha entre Soraya e Reinaldo promete ser a grande novidade do pleito, caso seja confirmado. Em 2018, Reinaldo apoiou Nelsinho Trad (PSD), que foi o mais votado, e o ex-secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, então no PSDB, que foi atropelado por Soraya, a grande zebra da disputa graças ao apoio de Jair Bolsonaro (PL).
Com a mudança de partido, Soraya pode fechar as portas do PSDB e do Governo para Nelsinho, que também vai precisar disputar a reeleição. O senador tem outro problema, a perda de força política da família Trad.
Em 2018, Marquinhos Trad (PSD) também ajudou na eleição do irmão e foi fundamental por comandar a prefeitura da Capital.
No atual cenário, a disputa pelo Senado em 2026 já conta com as pré-candidaturas de Reinaldo, Soraya, Nelsinho, do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP), e do deputado federal Vander Loubet (PT).