As temperaturas caíram e o friozinho dá um alívio no calorão, que logo retorna e vai impor uma prática comum a quem não consegue suportar as altas temperaturas: o ventilador. Esses equipamentos domésticos são uma maneira econômica e conveniente de criar um efeito de resfriamento e tornar o ambiente de sono mais confortável.
Os ventiladores, contudo, podem secar o ar e, assim, causar sintomas leves, mas incômodos em algumas pessoas. Podem, inclusive, desencadear sintomas mais significativos em pessoas com doenças como asma ou doenças de pele e devem ser cuidadosamente considerados antes de serem usados regularmente.
Conheça os benefícios de dormir com o ventilador
A temperatura do quarto variável entre 18ºC e 20ºC é considerada a ideal para uma boa noite de sono. Os ventiladores ajudam a circular o ar e a chegar a essa sensação térmica. Outro benefício é o ruído do aparelho, que ajuda a induzir ao sono.
Ambas as características são acrescidas do valor baixo do equipamento, fazendo com que seja a escolha de primeira linha para a maioria das famílias.
Riscos de dormir sob o ar do ventilador
Pessoas que têm alergias, problemas de pele ou asma devem ter atenção especial ao tempo de exposição ao ventilador. Isso acontece porque o movimento do ar pode fazer com que circulem no ambiente do quarto poeira e alérgenos.
Dependendo da quantidade dos patógenos, crises alérgicas podem ser desencadeadas imediatamente e, para pacientes de asma, o risco é ainda maior. Quanto mais seco o ar, mais frágeis podem ficar as vias superiores, permanecendo tomadas por congestão, levando a tosse e, até, a hemorragias nasais.
O ar mais seco também causa risco para quem tem problemas como eczema ou psoríase. Isso acontece porque o ventilador resseca ainda mais o ar, reduzindo o processo de recuperação da pele.
Confira as alternativas para resfriar o quarto e deixar o ventilador
Abrir as janelas e usar uma tela de proteção contra mosquitos
Esse é um método fácil e econômico de resfriar o quarto é simplesmente abrir uma janela à noite para deixar o ar fresco entrar. É preciso ter atenção a agentes externos, especialmente insetos, mosquitos e alérgenos.
Ar condicionado
Um ar condicionado também pode ser usado para resfriar o quarto à noite. Os aparelhos de ar condicionado reduzem a temperatura geral do quarto e podem desumidificar o ar, tornando-os máquinas muito eficazes para resfriar o quarto. A principal desvantagem é o preço da energia, seguida pela dificuldade de instalação.
Outras maneiras de manter o frescor para dormir
Você também pode tentar algumas outras estratégias para se refrescar à noite, incluindo:
- Dormir com roupas leves e respiráveis, como lã ou algodão;
- Usar roupas de cama respiráveis para lençóis e cobertores;
- Aplicar compressas frias na parte de trás da cabeça ou pescoço.