O uso de medicamentos injetáveis como Ozempic para acelerar a perda de peso tornou-se uma das tendências de saúde mais discutidas dos últimos tempos. Esse seria o método utilizado por celebridades, como Elon Musk, para garantir a eficácia da manutenção do peso corporal. A questão, contudo, é se esse medicamento é seguro para todos os públicos.
Veja mais:
Endometriose é incapacitante e pode levar ao câncer, mas mulheres são ensinadas a tolerar
Saiba um pouco mais sobre o Ozempic e quais os cuidados para quem faz uso deste método. É preciso ressaltar que toda medicação necessita de indicação médica.
O que é Ozempic?
Este medicamento, conhecido genericamente como semaglutida, foi originalmente aprovado pela Anvisa como medicamento para diabetes. A autorização considera a capacidade do medicamento de estabilizar o açúcar no sangue. Quando chegou ao mercado brasileiro, o FDA (U.S. Food and Drug Administration), que equivale à Anvisa nos Estados Unidos, já pesquisas que apontavam o efeito colateral do medicamento como a perda de uma elevada quantidade de peso, a par dos resultados vistos na cirurgia de banda gástrica.
As pesquisas revelaram que, quanto maior a dose, maior a perda de peso. Pesquisa no The New England Journal of Medicine descobriu que adultos perderam 489% mais peso com a droga, em comparação com aqueles que tomam um placebo.
Como o Ozempic funciona?
Essas injeções, injetadas na gordura da barriga, são chamadas de drogas estimulantes de GLP-1 porque imitam os peptídeos semelhantes ao glucagon (ou hormônios) que ocorrem naturalmente para reduzir o apetite e retardar o esvaziamento do estômago, para que nos sintamos cheios por mais tempo. A semaglutida diminuiu os desejos o suficiente para que as mulheres pudessem realmente fazer o trabalho que vinham tentando fazer em termos de conexão com seu corpo e compreensão de seus sinais de fome e saciedade.
A quem é recomendado o Ozempic?
O medicamento é projetado para pessoas com um IMC (Índice de Massa Corporal ) superior a 30 ou um IMC de 27+, além de um problema de saúde relacionado ao peso, como diabetes tipo 2, pressão alta ou colesterol alto.
Essas injeções, contudo, estão sendo abusadas pelo público e pelas celebridades que não precisam delas. Eles estão sendo usados incorretamente, sem orientação nutricional adequada ou suporte comportamental, provavelmente por 95% das pessoas.
Quais são os efeitos colaterais do Ozempic?
Todos os medicamentos têm efeitos colaterais e a semaglutida não é exceção. As pesquisas apontam que essas novas injeções são mais seguras, ainda assim, entre os efeitos estão os cálculos biliares com semaglutida. Outros efeitos incluem: náusea, arrotos, gases, vômitos, dores abdominais e constipação.
Os efeitos graves podem incluir:
- Hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) quando usado com outros medicamentos para diabetes . Os sintomas podem incluir:
- confusão
- sonolência
- dor de cabeça
- irritabilidade
- fraqueza
- Pancreatite ( inflamação no pâncreas ). Os sintomas podem incluir:
- dor ou inchaço no abdômen
- náusea e vômito
- febre
- dor nas costas
- Retinopatia diabética (danos oculares causados pelo diabetes ). Os sintomas podem incluir:
- visão embaçada
- visão noturna ruim
- vendo manchas escuras
- perda de visão
- Danos ou insuficiência renal . Os sintomas podem incluir:
- confusão
- fadiga
- náusea
- necessidade de urinar com menos frequência ou produzir menos urina do que o habitual
- inchaço nos tornozelos ou pernas
- Problemas da vesícula biliar, como cálculos biliares e inflamação da vesícula biliar .* Os sintomas podem incluir:
- dor no lado direito do corpo
- náusea e vômito
- suando excessivamente
- perda de apetite
- Câncer de tireoide
- Reação alérgica
Alerta
Este é um conteúdo informativo, não substitui o aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento.