O Partido Progressistas pretende filiar 1,4 mil pessoas nesta quinta-feira (1º) para mostrar grandeza e força política na festa preparada para marcar a chegada de Adriane Lopes. Já a prefeita da Capital deixa um partido nanico, o Patriotas, para ganhar musculatura política e chegar competitiva na disputa da reeleição em 2024.
Adriane será a 21ª prefeita do PP em Mato Grosso do Sul, segundo o dirigente da legenda no Estado, Marco Aurélio Santullo. O partido já comanda Dourados, segundo maior município, com Alan Guedes (PP).
Veja mais:
Cúpula do PP vem para filiação de Adriane e Capital reedita “batalha de Terenos” após 20 anos
Após sete meses Adriane demite secretários de Governo e Gestão; ex-secretária volta ao cargo
Adriane troca secretário de Governo para “agregar” nova visão política, diz Mario Cesar
A filiação de Adriane vai contar com a presença do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira. O desfalque deverá ser a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
“É motivo de muita alegria, de muita satisfação para o partido receber uma prefeita como Adriane, de uma capital importante como Campo Grande, nos quadros do Progressistas”, avaliou Nogueira.
Presidente regional do Patriotas, o deputado estadual Lídio Lopes deverá seguir a esposa e se filiar ao PP. No entanto, ele vai aguardar a fusão do Patriotas com o PTB para oficializar a troca de sigla. A fusão vai abrir uma janela para quem deseja trocar de sigla e Lídio aproveitará a oportunidade.
Lopes teve papel fundamental na estruturação do Patriotas no Estado. O partido chegou a contar com cinco prefeitos, três vices e 35 vereadores. A debandada começou antes de Adriane, com a filiação ao PSDB dos prefeitos de Tacuru e Douradina.
A prefeita da Capital vai para um partido considerado grande e com influência política em Brasília. Apesar de não fazer parte da base do Governo Lula, o Progressistas tem peso para negociar com a administração petista e conseguir a liberação de recursos.
Adriane passará a contar com o apoio da senadora Tereza Cristina, presidente regional e vice-presidente nacional do partido. Além disso, a prefeita passará a contar com um tempo de TV maior para mostrar as realizações na Capital e ganhar visibilidade para disputar a reeleição. O Patriotas tem 30 segundos.
O PP pretende lotar o Clube Estoril, onde ocorrerá a filiação a partir das 18h. De acordo com Santullo, 1,4 mil pessoas vão se filiar ao partido hoje.