Pesquisa do Instituto Ranking Brasil aponta uma disputa equilibradíssima e acirrada entre a atual prefeita de Jardim, Clediane Matzerbacher (PP), e o antecessor, Guilherme Monteiro (PSDB). Em empate técnico, eles vão reproduzir a guerra entre os progressistas, liderados pela senadora Tereza Cristina, e os tucanos, pelo ex-governador Reinaldo Azambuja.
Conforme o levantamento, Drª Clediane tem 30%, contra 25,4% de Monteiro, considerando-se o cenário estimulado. Eles estão em empate técnico, porque a margem de erro é de 5% para mais ou menos.
Veja mais:
Eleitor não tem favoritos na Capital, mas sabe em que não votar para prefeito, diz 1ª pesquisa
Com a máquina na mão, Adriane conversa com quatro partidos para disputar a reeleição
O ex-prefeito Erney Barbosa (PTB) fica distante da polarização na cidade, com apenas 5,20%, seguido pelo vice-prefeito Geraldo Alencar (MDB), com 4,6%. Dr. Juliano, o Guga, teria 2,80%. Os brancos, nulos e indecisos somam 32%.
Na pesquisa espontânea, a prefeita tem 15,6%, contra 12,2% de Guilherme Monteiro. Barbosa ficou com 3,2%, Alencar 3%, e Guga, 1,4%. De acordo com o Ranking, sete em cada dez eleitores não tem um candidato definido na cidade. 63,4% ainda não sabem em quem votar.
Barbosa é o mais rejeitado, com 28%, seguido por Drª Clediane, com 22,6% e Monteiro, com 8,40%. Guga é o menos rejeitado, com 7%.
Os dados foram colhidos nos dias 24 e 25 de maio de 2023, com 16 anos ou mais de idade. Para a amostra de 500 entrevistas o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5%, para mais ou para menos.
Em março deste ano, o Correio do Estado divulgou uma pesquisa do IPR, que apontava um outro cenário, mais favorável à atual prefeita. Ela tem 42,54%, contra 28,43% do tucano.