*Luiz Felipe Bazzo, CEO do transferbank
Apesar da cautela nas bolsas americanas pelo discurso de Jerome Powell, a bolsa brasileira vem renovando máximas nos últimos minutos.
Isso porque, no seu último discurso, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, defendeu o mandato fixo de Roberto Campos Neto, presidente do BC, até o fim de 2024. Além disso, reforçou que discutir política monetária não é afrontar e que os Poderes estão buscando atuar em harmonia. O ministro também aproveitou para falar sobre as projeções de inflação e PIB, que tendem a ser revisadas e melhoradas após os últimos dados divulgados.
O Ibovespa vem de 10 altas nos últimos 11 pregões. Esse movimento é uma correção de preços após o recente rali, mas a bolsa continua com múltiplos ainda extremamente deprimidos. A proposta do arcabouço tramitando bem no Congresso tira bastante risco do cenário macroeconômico.
Veja mais:
Tema Livre – Depois de escutar, falar com o coração
Tema Livre – Dicas para o bom comportamento infantil
Tema Livre – Seis passos para ser mais produtivo como empreendedor
Uma das principais razões para esse cenário favorável é a melhora na percepção fiscal, em decorrência da rapidez no texto do novo arcabouço. Essa evolução tem deixado o mercado com um humor mais positivo entre os investidores domésticos, que enxergam um ambiente mais favorável para a economia brasileira.
Câmbio
As bolsas americanas reagiram negativamente à fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Ele não se comprometeu com a interrupção do aperto monetário, reforçando que a próxima decisão ainda depende de dados.
Na minha visão, o dólar segue enfraquecido devido à probabilidade do Fed pausar o ciclo de alta nas taxas de juros. O aumento dos riscos de recessão nos EUA está comprovado pelo crescimento desacelerado do país. O PIB do primeiro trimestre, mais fraco do que o projetado, 6 meses de contração da atividade manufatureira e uma confiança do consumidor super fraca.
À medida que o dólar cai, há muita especulação sobre até onde este movimento de queda pode chegar, para isto é importante acompanhar de perto os desenvolvimentos econômicos e as políticas adotadas pelos países, principalmente para nosso equilíbrio fiscal que está desancorando as expectativas de inflação.
*Luiz Felipe Bazzo é CEO do transferbank, uma das 15 maiores corretoras de câmbio do Brasil. O executivo também já trabalhou em multinacionais como Volvo Group e BHS. Além disso, criou startups de diferentes iniciativas e mercados tendo atuado no Founder Institute, incubadora de empresas americanas com sede no Vale do Silício. O executivo morou e estudou na Noruega e México e formou-se em administração de empresas pela FAE Centro Universitário, de Curitiba (PR), e pós-graduado em finanças empresariais pela Universidade Positivo.