Jacareí vive a mesma expectativa dos moradores da região das Moreninhas, em Campo Grande: a construção de um shopping. Desde 2014, a Engenharia Costa Hirota, responsável pelos dois empreendimentos, promete tirar do papel a construção do novo centro comercial, que teria investimento de R$ 300 milhões e geraria 2 mil empregos.
Em Campo Grande, o Shopping Cidade Morena, denominação do empreendimento idealizado para ser construído no bairro homônimo há quase 10 anos, não sai do papel. A construtora paulista mudou de local, da Vila Cidade Morena para a Avenida dos Cafezais, no Bairro Paulo Coelho Machado, e a obra ainda não teve início.
Veja mais:
Prometido há 10 anos, Shopping das Moreninhas é marcado por adiamento do início das obras
Prefeita atrasa pagamento, empresa abandona obra e revitalização vira pesadelo na Calógeras
Revitalização da 14 de Julho sobe R$ 11,2 milhões e repaginada fica mais cara que o previsto
Apesar de ter anunciado que comercializou 60% dos espaços, a empresa se limitou a limpar a nova área e manter viva a expectativa dos moradores da região de que o shopping das Moreninhas vai sair do papel. O projeto prevê 27 mil metros quadrados de área bruta locável.
O mesmo “drama” vive a cidade de Jacareí, com 235,5 mil habitantes e localizada a 82 quilômetros de São Paulo. Em junho de 2014, a prefeitura local anunciou a construção do Plaza Shopping Jacareí, que contaria com um hotel e uma torre de salas comerciais ao lado da Via Dutra.
Em novo anúncio, em dezembro de 2014, a Engenharia Costa Hirota deu novos detalhes do projeto. O início das obras estava previsto para abril do ano seguinte e geraria 700 empregos diretos. Seriam 162 lojas satélites, quatro âncoras, cinema e praça de alimentação, conforme registro feito pelo G1.
As obras não começaram, mas os empreendedores mantiveram a expetativa ao anunciar a locação dos espaços, as lojas âncoras, a divulgação do novo projeto em eventos nacionais e internacionais. Chegou 2016, 2017, 2018… e nada da primeira pedra do novo shopping ser colocada em Jacareí.
Nas redes sociais, os moradores da cidade, como todo bom brasileiro, decidiram brincar com a história. “Já era”, “Morreu?”, “Promessa de campanha PTista”, “desde janeiro sem notícias”, “Ninguém sabe, ninguém?!”, foram frases publicadas pelos moradores sobre o Plaza Shopping de Jacareí prometido pela Costa Hirota.
“Tem previsão para começar as obras, está virando lenda, nunca sai”, comentou um internauta, sem resposta da construtora paulista. “Mais um motivo de chacota aqui na cidade. Não sei o que acontece com Jacareí, pois muita coisa fica emperrada, não vinga ou fecha”, lamentou outro.
O Jacaréi procurou a Prefeitura Municipal de Jacareí para saber se o shopping já estava construído e quando foi inaugurado. A assessoria limitou-se a informar que não poderia repassar a informação e que a construtora paulista deveria ser procurada. No jornal da cidade, a confirmação, o centro comercial ainda não foi construído. ]
A assessoria da construtora confirmou o projeto, mas que será necessário readequá-lo. “O Grupo ICH confirma que havia um projeto em Jacareí, no entanto com as possíveis mudanças no Plano Diretor da Cidade e as modificações que estão ocorrendo no bairro, a empresa decidiu aguardar esse período de transição e readequar seu projeto”, informou.