Pesquisa do Instituto Ranking Inteligência aponta O Jacaré entre os melhores sites de notícias de Campo Grande. Com seis anos de fundação, o que começou como blog agora é lembrado como um dos principais veículos que os moradores da Capital confiam para ficarem bem informados.
Conforme o levantamento, o rádio é o principal meio de comunicação usado pelos campo-grandenses em busca de informação, com 25% de respostas; seguido de perto pela televisão, com 24,25%. Se levar em consideração a margem máxima de erro de 2,75%, há praticamente um empate. As redes sociais vêm na sequência, com 21,5%; site de notícias, 15,5%; e jornal impresso 2,75%.
Veja mais:
O Jacaré apresenta novo layout com novas propostas e cobertura mais abrangente
Juiz eleitoral nega pedido de direito de resposta da coligação de Riedel contra O Jacaré
Entre os sites de notícias, O Jacaré teve a preferência de 5% dos entrevistados, sendo superado apenas por veículos mais tradicionais e com equipes de reportagem numerosas. “Fico imensamente feliz por este resultado em seis anos. Muito grato pelo reconhecimento”, afirma o jornalista Edivaldo Bitencourt.
Conforme o cientista político Antonio Ueno, diretor-presidente do Grupo Ranking, a pesquisa mostra que os jornais impressos “estão com os dias contados” e a consolidação dos sites na preferência do público. “Os impressos ficaram muito ultrapassados, as informações hoje são muito dinâmicas. A tendência são os jornais eletrônicos”, afirma.
Por outro lado, o on-line tem um leque grande de opções com bastante concorrência.
“Um site para ter acesso em Campo Grande hoje tem que ser muito bom. O Jacaré, que era um blog e virou site, ter 5% é muita coisa. Está no caminho certo, com notícias exclusivas, precisas, e a tendência é crescer muito mais”, analisa Ueno.
Além dos principais canais de notícias, a pesquisa demonstra as preferências de lazer dos campo-grandenses. O levantamento entrevistou 1.200 moradores das sete regiões urbanas da Capital, com 16 anos ou mais de idade, no período de 10 a 15 de maio deste ano.
No primeiro questionamento, os entrevistados responderam onde costumam levar a família para passear na cidade. O Shopping Campo Grande é a preferência de 22%, seguido pelo Parque das Nações Indígenas, com 15,5%, pela Feira Central, com 12,5%, e pelo Shopping Norte Sul Plaza, com 10,5%.
Nos finais de semana e feriados, os shoppings também são os mais visitados, com 17,5%, seguido por ir a barzinhos e restaurantes, com 15,25%, e ir à igreja com a família, com 13,75%.
Entre os entrevistados, 49% se disseram católicos, 35,5% evangélicos, 3,5% têm outras religiões, 2% são espíritas e 0,5% é de umbandistas. Além disso, 9,5% dos entrevistados disseram que não tem religião.