Os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram, em segundo turno de votação, o Projeto de Lei que concede Reajuste Geral Anual de 5% aos servidores públicos estaduais. Foram 21 votos favoráveis frente a apenas dois contrários, de Rafael Tavares (PRTB) e João Henrique (PL), como ocorreu no primeiro turno.
O reajuste de 5% beneficiará a maior dos 84 mil servidores públicos estaduais. A única exceção é o setor da Educação, que tem como parâmetro o piso nacional e terá correção de quase 15% neste ano, mas tem a data base em outubro. O reajuste será aplicado em maio para recebimento em junho.
Veja mais:
Protesto de professores marca aprovação do reajuste de 5% aos servidores estaduais
Governo anuncia reajuste de 5% para os servidores estaduais, com ganho real de 0,35%
Servidores estaduais pedem até 15% de reajuste para recuperar perdas de 2020 e 2021
A votação nesta quarta-feira (10) foi mais tranquila em relação à primeira votação, em 3 de maio. Naquela ocasião houve protestos de professores convocados da Rede Estadual que lotaram o plenário da Alems.
A mobilização da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS) pedia a reformulação da carreira dos administrativos da educação e a equiparação salarial entre os professores convocados e os efetivos. Além disso, os profissionais queriam a antecipação do reajuste salarial para maio, como ocorre com os demais servidores.