Na mira da Polícia Federal e após ser adiado três vezes, o concurso público de procurador de contas foi anulado. Cerca de 300 inscritos poderão solicitar o ressarcimento da taxa de inscrição. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (28) pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Jerson Domingos, e pelo procurador-chefe do Ministério Público de Contas, João Antônio de Oliveira Martins Júnior.
A medida é mais uma adotada pelo novo presidente da corte como parte da estratégia para rever os atos do conselheiro Iran Coelho das Neves, afastado do cargo por 180 dias e monitorado por tornozeleira eletrônica desde a deflagração da Operação Terceirização de Ouro.
Veja mais:
Jerson vai tentar corrigir falhas e adia pela 3ª vez o concurso de procurador de contas
TCE adia pela 2ª vez e prova de concurso com salário de R$ 35 mil fica para março de 2023
Com suspeita de cartas marcadas, concurso de procurador de contas entra na mira da PF
Com câncer, Waldir Neves pede para retirar tornozeleira para realizar cirurgia em São Paulo
Inicialmente, as provas seriam aplicadas no dia 21 de agosto do ano passado. Iran acabou adiando, sem explicar os motivos, para o dia 6 de novembro. Em outubro, ele decidiu adiar novamente para 19 de março deste ano.
Em decorrência da Operação Terceirização de Ouro, Jerson Domingos decidiu analisar com mais cuidado o certame. Ele planejava rever o contrato firmado com a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), instituição ligada à UFMS.
O presidente da comissão do concurso era Ronaldo Chadid, que pediu afastamento da função pouco antes de ser um dos alvos da PF junto com Iran e o conselheiro Waldir Neves Barbosa. Havia suspeita de cartas marcadas no concurso, que previa a contratação de três procuradores com salário inicial de R$ 35,4 mil.
O Ministério Público Estadual chegou a receber denúncia de suspeita no concurso. O promotor de Justiça, Fábio Ianni Goldfinger, arquivou o procedimento.
Conforme o edital do TCE, o candidato deverá solicitar o ressarcimento da taxa de inscrição até 30 de maio. A Fapec terá 30 dias para fazer a devolução.