A ex-deputada federal Rose Modesto continua fora da executiva regional do União Brasil em Mato Grosso do Sul. O principal motivo é que a Justiça mandou retificar as exclusões feitas em março, mas a ex-candidata a governadora foi desativada pela presidente regional do partido, Soraya Thronicke, no dia 24 de janeiro com data retroativa ao dia 31 de dezembro de 2022.
Em ofício encaminhado ao juiz Flávio Saad Peron, da 15ª Vara Cível, o Tribunal Regional Eleitoral informa que não reinseriu a ex-deputada no sistema como vice-presidente, porque a liminar contempla apenas filiados excluídos no mês passado.
Veja mais:
Apesar da oposição de Soraya, Rose ganha força para ser nomeada superintendente da Sudeco
“Eu nunca pedi para sair do partido”, diz Rose, que admite disputar comando do União Brasil
Soraya diz que Rose agiu contra o partido e será submetida ao Conselho de Ética
Soraya exclui Rose e Miglioli de diretório, amplia crise e juiz suspende eleição do União Brasil
De acordo com o ofício, Rose foi excluída antes. Neste caso, a ex-deputada continua fora da executiva regional.
O advogado Newley Amarilla confirmou que a exclusão ocorreu em janeiro. Ele disse que Rose não tinha conhecimento da desativação. Contudo, conforme o defensor, Rose deverá voltar ao cargo de vice-presidente por determinação da executiva nacional.
Em ofício encaminhado ao partido no dia 5 deste mês, o secretário-geral do União Brasil, Antônio Carlos Magalhães Neto, determina a manutenção da ex-deputada na executiva regional e a realização de novas eleições.
Soraya explicou que Rose foi inativada porque a ex-deputada anunciou, em entrevista coletiva logo após o primeiro turno de 2022, que iria deixar o União Brasil. Para a senadora, a entrevista coletiva foi suficiente para considerar a desfiliação da ex-deputada.
Rose rebateu e disse que desistiu da desfiliação após apelos para permanecer no partido. Ela disse que nunca formalizou o pedido de desfiliação.