No cargo há 100 dias, o governador Eduardo Riedel (PSDB) conseguiu implementar uma gestão pragmática e obter apoio da maioria absoluta dos deputados estaduais. Ao unir bolsonaristas e lulistas, o tucano conseguiu romper a polarização e obter um alto índice de aprovação. De acordo com o IPR (Instituto Pesquisa Resultado, 49,81% dos sul-mato-grossenses avaliam a gestão estadual como ótima e boa.
De acordo com o levantamento divulgado pelo Correio do Estado, apenas 4,78% dos eleitores consideram a administração tucana como ruim ou péssima. Com perspectivas de melhorar o índice, Riedel se torna um forte cabo eleitoral nas eleições municipais de 2024.
Veja mais:
Riedel defende manutenção de incentivos fiscais até 2032 em reforma tributária
Riedel apoia reforma tributária de Lula, mas alerta que mudança na tributação pode quebrar MS
Em busca de apoio para reforma tributária, Vander tenta atrair bolsonaristas raiz de MS
Realizada de 3 a 6 deste mês nos 15 maiores municípios, com margem de erro de 4,3%, a pesquisa mostra que 8,27% dos eleitores classificam a gestão de Riedel como ótima, 41,54% como boa, 38,79% regular, 2,39% ruim e 2,39% como péssima. Outros 6,62% preferiram não opinar ou não souberam responder.
Na Capital, a avaliação ótima e boa soma 50,77%, enquanto no interior 48,95%. Já a reprovação é maior na Capital, com 5,38% de ruim e péssimo, contra 4,22% no interior do Estado.
No geral, de acordo com IPR/Correio do Estado, 78,49% dos eleitores aprovam a administração tucana, contra 11,40% que a desaprovam.
O eleitor está otimista com a administração do PSDB. Para 57,35% dos sul-mato-grossenses, ele fará um bom enquanto, enquanto 6,62% avaliam que será igual a gestão do antecessor, Reinaldo Azambuja (PSDB). Para 29,41% não é cedo para avaliar, enquanto 4,91% consideram que Riedel não fará um bom governo.
Os números mostram que Eduardo Riedel conseguiu fugir da polarização política no País e conquistou a confiança de petistas e bolsonaristas no Estado. O atual presidente da República, Lula (PT), perdeu para Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno no Estado.
O tucano conta com indicados do PT na administração estadual e conta com o apoio de deputados bolsonaristas no legislativo. Com a manutenção do programa de investimentos em pavimentação e recapeamento nos municípios, Riedel vai se transformar, com base nos números divulgados hoje, em um dos principais cabos eleitorais na escolha dos prefeitos no próximo ano.