O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Campo Grande»Com efetivo de 1,1 mil, secretário diz que Guarda é escassa para garantir segurança nas escolas
    Campo Grande

    Com efetivo de 1,1 mil, secretário diz que Guarda é escassa para garantir segurança nas escolas

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo07/04/20233 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Guarda Civil de Campo Grande conta com 1.100 integrantes para cuidar de 530 prédios públicos. (Foto: Divulgação/PMCG)

    Um dos encaminhamentos da audiência pública que discutiu os impactos da violência nas escolas foi o uso da Guarda Civil Metropolitana para garantir a paz de funcionários e alunos. O secretário de Segurança e Defesa Social de Campo Grande, Anderson Gonzaga, porém, adiantou que com o atual efetivo não é possível fazer o policiamento 24 horas nos sete dias por semana.

    “Hoje nós temos um efetivo de 1.100 guardas. Parecem muitos, mas não é. Nossa maior clientela hoje é educação e saúde. Nós temos 205 unidades da educação. Se for colocar um guarda 24 horas nessas 205 unidades, vamos precisar de 900 guardas municipais. As unidades de saúde são 111, se for colocar 24 horas, precisa de 440 guardas. Só aí é todo efetivo da Guarda Civil Metropolitana”, afirmou Gonzaga, durante o debate na Câmara de Vereadores, na segunda-feira (3).

    Veja mais:

    Escolas tomadas pelo mato e sem energia marcam início das aulas na rede municipal da Capital

    Após quase ser polícia, Guarda faz parte do desafio da segurança para futuro prefeito

    Além disso, restam outros 370 prédios públicos da Capital que necessitam de proteção. Para defender as 98 escolas e 107 Emeis, por 24 horas e nos fins de semana, seriam necessários um acréscimo de 670 guardas. “Nenhum concurso público que abriu cobre o efetivo da educação”, disparou o secretário.

    Como forma de contornar esta limitação, a Secretaria de Segurança e Defesa Social planeja colocar monitoramento eletrônico em 59 escolas, com a presença de guardas no período diurno, fazendo acompanhamento dos servidores e alunos. 

    Outro ponto de preocupação é o trajeto entre a residência e a escola, que demanda dois guardas em cada terminal do transporte coletivo durante os turnos de entrada e saída dos estudantes nas unidades de ensino. 

    Vice-presidente da Comissão de Educação, o vereador Valdir Gomes (PSD) alega ser essencial a Guarda Civil Metropolitana nas escolas para manter a sensação de que estes locais têm defesa e, desta forma, tirá-los do foco de criminosos e baderneiros.

    “Vocês diretores que estão aqui, sabem melhor do que nós que estamos sentados aqui, a dificuldade que está a segurança nas escolas. A presença do guarda nas escolas impõe respeito. Falta segurança sim! Estão todos acuados, diretores e professores. Essa segurança é pra hoje, não amanhã. Temos que ter uma solução maior para mostrar que a escola não está sozinha”, declarou o parlamentar.

    O secretário de Segurança e Defesa Social de Campo Grande, Anderson Gonzaga. (Foto: Izaías Medeiros/CMCG)

    O secretário de Educação da Capital, Lucas Henrique Bitencourt, elencou as ações da Semed para prevenção nas escolas. “Temos o programa ‘Escola Segura, Família Forte’, o projeto Proerd, palestras com a guarda municipal, programa de valorização a vida, projetos de acolhida e ainda agora implantaremos projeto de prevenção sinistro e atentado”. 

    “A segurança no ambiente escolar, é fundamental para o bem estar dos alunos, para a tranquilidade dos pais e responsável pelo processo de ensino aprendizagem. A escola ocupa um espaço central na formação das crianças, pois é ali que acontece de fato o ensino. Muito mais do que ensinarmos é buscarmos essa conscientização, intensificar ações para tranquilizar os diretores, sermos ponte e dar suporte a todas as escolas, para assim sermos referência nacional”, concluiu Lucas Henrique.

    campo grande debate guarda municipal nossa política prefeitura segurança nas escolas Tiro News violência

    POSTS RELACIONADOS

    Na era da IA, qualidade não chega com 5G e falhas na telefonia e caladão castigam MS

    MS 11/06/20253 Mins Read

    Digix completa 24 anos como uma das melhores empresas para trabalhar e impactos na sociedade

    MS 11/06/20253 Mins Read

    Julgamento por venda de sentença no ES acaba após 17 anos e a morte de 3 desembargadores

    MS 11/06/20253 Mins Read

    Com salto para R$ 650 bilhões, Senado vai cobrar Simone sobre plano de redução de subsídios

    MS 11/06/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Ex-funcionários do Consórcio relatam jornadas de 11 horas e condições desumanas de trabalho

    MS 12/06/20253 Mins Read

    Gasto com pessoal cresce R$ 447 mi, apesar de Adriane congelar salários de servidor há 3 anos

    MS 12/06/20255 Mins Read

    “Dona de zona” ganha 3 mil seguidores após se livrar de cassação por cobrar melhorias em postos

    MS 12/06/20252 Mins Read

    Maioria do STF vota a favor da responsabilização das redes sociais

    BR 11/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.