A concessionária Way306 teve aumento de 52% na receita com pedágio no ano passado, conforme o balanço de 2022. Dois anos após assumir a concessão de 219,5 quilômetros da MS-306, a empresa passou de prejuízo de R$ 11,4 milhões, em 2021, para o lucro de R$ 27,151 milhões no último ano.
De acordo com a empresa, a arrecadação com pedágio passou de R$ 73,7 milhões, no período de abril a dezembro de 2021, para R$ 112 milhões em 2022. No geral, a receita bruta teve acréscimo de apenas 2%, de R$ 210 milhões para R$ 214 milhões.
Veja mais:
Com vitória em novo leilão, Way Brasil é o único grupo a ter concessões de rodovias estaduais
Sem exigir duplicação, Reinaldo prevê pedágio até 112% mais caro em três novas rodovias
Reinaldo vai cobrar pedágio a cada 68 km em rodovia a ser privatizada em 2022
Os custos tiveram redução de 9%, de R$ 187,9 milhões para R$ 171,4 milhões. Conforme o balanço, a concessionária investiu R$ 111,6 milhões no ano passado em obras, como 40,8 quilômetros de melhoria, 105 quilômetros de recuperação e 80 quilômetros de novos acostamentos.
No ano passado, a Agepan (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos) autorizou o reajuste e o valor do pedágio para veículo de passeio passou de R$ 10 para R$ 11,20. O valor oscila entre R$ 5,60, para motocicleta, e R$ 100,80, para carretas.
Os bons resultados animaram o Grupo Way, que assumiu a concessão de mais 412 quilômetros no Estado, que inclui a MS-112 e as BRs 158 e 436. Para ganhar o leilão do novo lote, o grupo propôs pagar R$ 151 milhões pela outorga de concessão e assume o compromisso de investir R$ 3,5 bilhões em 30 anos.
A empresa vai cobrar pedágio de R$ 12,31 – esse valor deve ser corrigido até a ativação das praças – e não será obrigada a duplicar nenhum quilômetro. O grupo vai gerir as rodovias ao longo dos municípios de Três Lagoas, Selvíria, Inocência, Aparecida do Taboado, Paranaíba e Cassilândia.