A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, cumpre, hoje e amanhã, a primeira agenda pública em Campo Grande. Nesta quinta-feira (30), ela participa da audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir “Violência contra a mulher e feminincídio”.
Amanhã, a ministra participa de reuniões com o governador Eduardo Riedel (PSDB), e a prefeita da Capital, Adriane Lopes (Patri), de encontro de gestoras e da inauguração do IMOL (Instituto Médico Legal) na Casa da Mulher Brasileira.
Veja mais:
Cida Gonçalves anuncia criação do “PAC nacional no combate ao feminicídio”
Pacote contra violência terá R$ 5,5 milhões, viaturas para patrulhas e mais Casas da Mulher
Ministra quer Casa da Mulher em todas as capitais e Ligue 180 terá atendimento exclusivo feminino
Simone defende multa maior para empresa que pagar salário inferior a mulheres
Ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tebet, Cida Gonçalves é a segunda sul-mato-grossense a integrar o primeiro escalão do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Petista histórica, ela se notabilizou pela atuação na área social e em defesa das mulheres.
A agenda da ministra começa com coletiva às 13h30 na Assembleia Legislativa. Em seguida, participa da audiência proposta pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), “Violência contra as Mulheres e o Feminicídio em MS: Todas e Todos no Combate à Misoginia”.
“Nosso objetivo é discutir com representantes da sociedade o problema da violência contra a mulher no Mato Grosso do Sul, tendo em vista a condição de destaque do Estado que, segundo dados de 2022, está em primeiro lugar no número de feminicídios e assassinatos de mulheres no Brasil”, frisou o deputado.
O combate ao ódio também será pauta da audiência pública. “Outra urgência é debater a necessidades de políticas públicas de combate à misoginia, uma vez que o crescimento do ódio reforça todas as formas de violência sofridas em razão do gênero”, afirmou Kemp.
Nesta sexta-feira, às 8h, Cida começa com café da manhã com o governador e a primeira-dama, Mônica Riedel. Às 9h, ela participa do Encontro de Gestoras – “Somos e Somamos”, no auditório do Bioparque Pantanal.
À tarde, às 14h, ela participa da solenidade de inauguração do IMOL na Casa da Mulher Brasileira. O Governo construiu a unidade com o objetivo de humanizar o atendimento às vítimas de violência, que não vão precisar se deslocar até o IMOL para realizar os exames.
Às 15h, Cida Gonçalves realiza visita técnica no Centro Especializado de Atendimento à Mulher, que terá nova sede na Rua Pedro Celestino, 437 – Centro.
A agenda termina às 16h com uma reunião com a Adriane Lopes no Paço Municipal.