Com embarque marcado para este domingo (26), o deputado federal Vander Loubet (PT) viaja à China em comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em busca de reaproximação com o país asiático e investimentos para Mato Grosso do Sul e o Brasil.
Líder da bancada federal de MS, Vander é um dos vice-presidentes da Frente Parlamentar Brasil-China, e diz trabalhar pelo fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais entre os dois países.
Veja mais:
Vander vai viajar à China em comitiva de Lula e repete feito de Soraya e Trutis com Bolsonaro
Soraya e Trutis viram vidraça com a polêmica viagem à China, a potência comunista
Soraya atropela veteranos e se elege para o Senado com Nelsinho Trad
Entre os projetos de investimentos a serem apresentados estão a Rota Bioceânica, que vai encurtar o caminho até o Oceano Pacífico, construção de ferrovias e produção de fertilizantes, essencial para a agricultura brasileira.
“Essa parceria é estratégica, principalmente para nós, do Mato Grosso do Sul. A China é o principal destino das exportações do nosso estado, então esse fortalecimento nos interessa muito”, disse o petista a O Jacaré nesta quita-feira (23).
“Desde a posse do presidente Lula, tenho feito agendas junto às autoridades chinesas para resolvermos uma demanda reprimida que ficou por causa do comportamento do governo anterior com a China, que não era amigável”, explicou Vander.
Entre os planos está a liberação de plantas frigoríficas brasileiras exportarem para os chineses. Algumas empresas já conseguiram ser habilitadas, inclusive um abatedouro de frangos sul-mato-grossense.
“Também queremos que essas habilitações prestigiem empresas de pequeno e médio porte, porque hoje esse mercado está muito concentrado em poucos, cerca de 70% em apenas três grandes grupos”,
“Fora isso, queremos buscar os investimentos chineses em outras áreas estratégicas, como infraestrutura rodoviária (incluindo a Rota Bioceânica), ferrovias e produção de fertilizantes”, conclui.