O conselheiro Jerson Domingos tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (17). Em emocionado discurso, ele disse que pretende construir um “tribunal dos sonhos” e aproximar a corte fiscal da população do Estado, durante sua gestão no biênio 2023/2024.
“Trabalhamos juntos para construirmos o Tribunal de nossos sonhos, oferecendo um bom resultado aos nossos jurisdicionados, que não a penalização, mas sim, no empréstimo da nossa experiência daquilo que sabemos para aproximarmos a sociedade cada vez mais do Tribunal de Contas”, declarou Jerson Domingos, fazendo referência aos colegas conselheiros e servidores da casa.
Veja mais:
Por unanimidade, STJ mantém afastamento e prolonga agonia de três conselheiros do TCE
Conselheiro do TCE vira réu por porte ilegal de dois revólveres e 142 munições
Além de decretar prisão de Jamil Name pela 5ª vez, juiz manda prender mais 19 pessoas
A solenidade reuniu conselheiros, desembargadores, procuradores, autoridades dos poderes do Estado, amigos e familiares que lotaram a sessão especial do Tribunal Pleno, realizada na manhã desta sexta-feira, 17 de março, no plenário Conselheira Celina Martins Jallad, na sede do TCE-MS.
O presidente agradeceu o apoio e a confiança dos conselheiros, dos servidores da Corte, e amigos presentes na solenidade. Emocionado, ele também agradeceu a presença e o apoio das filhas, netas e de suas irmãs. Ao governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), ele falou da importância do equilíbrio e respeito entre os poderes.
“O objetivo é trabalharmos para equilibrarmos todo o sistema político, ao senhor governador, vamos proporcionar tudo que for necessário para contribuir com sua administração, oferecendo toda a condição e possibilidade em fazer um governo que todos nós queremos”, declarou Jerson Domingos.
O governador Eduardo Riedel destacou que o TCE-MS é importante para o desenvolvimento do Estado e que esta parceria vai contribuir para melhorar a aplicação dos recursos públicos.
“O Tribunal de Contas é um órgão fundamental e inseparável para o bom desenvolvimento do Estado. Para conseguirmos entregar ao cidadão o combate à desigualdade, o TCE tem buscado se modernizar e atuar preventivamente junto aos gestores públicos. Para usarmos de maneira mais eficiente os recursos que temos, o Tribunal de Contas é um grande aliado”, discursou Riedel.
Sob nova direção
Além de Jerson Domingos que assumiu seu primeiro mandato como presidente do TCE-MS, tomaram posse o conselheiro Flávio Kayatt, vice-presidente, e o corregedor-geral, conselheiro Osmar Jeronymo. O procurador-geral de contas, João Antônio de Oliveira Martins Júnior, foi empossado em 3 de janeiro de 2023 na sede da governadoria, pelo governador Eduardo Riedel.
Além do presidente Jerson Domingos, a mesa diretiva da sessão foi composta pelo pelos conselheiros Osmar Jeronymo, Flávio Kayatt e Marcio Monteiro. Pelos conselheiros substitutos Célio Lima de Oliveira, Patrícia Sarmento e Leandro Lobo Pimentel.
O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC) biênio 2023/2024, João Antônio de Oliveira Martins Júnior, o governador do Estado, Eduardo Riedel, o presidente do Tribunal de Justiça de MS, desembargador Sérgio Martins, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gerson Claro e o presidente do Ministério Público do Estado, Alexandre Magno de Lacerda também compuseram a mesa da sessão solene de posse.
Entre as autoridades que prestigiaram a posse do novo presidente do TCE-MS, estiveram os secretários da Casa Civil, Eduardo Rocha; de Fazenda, Flávio César; a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia; os conselheiros aposentados, Ruben Figueiró, Cícero de Souza e a conselheira Marisa Serrano; a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; o ex-governador do Estado, André Puccinelli; a senadora da República, Soraya Thronicke; os deputados federais, Geraldo Resende, Dagoberto Nogueira, Marcos Pollon e Camila Jara; os deputados estaduais, Londres Machado, Junior Mochi, Lídio Lopes, Roberto Hashioka, João Henrique Catan. O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini. O presidente do TRT 24ª, João Marcelo Balsaneli. O presidente do TRE-MS, desembargador Julizar Barbosa Trindade, e os desembargadores do TJMS, Carlos Eduardo Contar, Eduardo Machado Rocha, Elizabete Anache, Júlio Roberto Siqueira Cardoso e Marco André Nogueira Hanson.