O ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, 73 anos, foi submetido a uma cirurgia de emergência na noite desta segunda-feira (13) no Hospital da Cassems, em Campo Grande. Com dores no peito, o deputado estadual foi submetido a cateterismo e procedimento cirúrgico para desobstrução da artéria esquerda e colocação de dois stents na direta.
Em meio a troca de farpas com petistas e bolsonaristas, após condenar a ocupação da fazenda de um amigo e presidente municipal do PT em Rio Brilhante, Zeca passou a sentir dores no peito, conforme a assessoria de imprensa.
Veja mais:
Zeca do PT une petistas e bolsonaristas após condenar ocupação de terra por indígenas
Ex-governador Zeca do PT é o 3º mais votado e volta à Assembleia Legislativa após 24 anos
Riedel põe tucano derrotado nas urnas em secretaria e esnoba apoio de Zeca do PT
Internado no início da noite, ele foi submetido a vários exames, que constataram a obstrução das artérias do coração. “Zeca foi então submetido a um cateterismo. A artéria esquerda foi desobstruída e a direita recebeu dois stents. O procedimento ocorreu sem intercorrências”, informou a assessoria.
“Zeca segue em observação na UTI e deve realizar novos exames hoje (14) para avaliação do quadro. Caso a recuperação siga exitosa como está no momento, o deputado deve ser transferido para um apartamento, onde concluirá com sua recuperação”, informou.
Em vídeo gravado para tranquilizar a família, amigos e eleitores, o ex-governador diz que está se recuperando bem depois do susto. Ele afirma que tem esperanças de ir para casa ainda hoje e está “pronto para outra”.
Principal liderança do PT em Mato Grosso do Sul, Zeca do PT está no terceiro mandato de deputado estadual, cargo que foi eleito em 1990 e 1994. Em 1998, ele foi eleito governador e reeleito em 2002.
Em 2012, ele foi eleito vereador da Capital e eleito deputado federal em 2014 com 160,6 mil votos, um recorde e o dobro do segundo colocado. Em 2018, o petista perdeu a disputa para o Senado e ameaçou deixar a vida pública. No ano passado, ele se elegeu deputado estadual.