Mato Grosso do Sul poderá ser palco de um projeto de implementação do padrão trifásico de energia elétrica que servirá de exemplo para o resto do país na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é do deputado federal petista Vander Loubet.
O coordenador da bancada federal do Estado afirma que conversou com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e pediu para que seja discutido com a Energisa o planejamento e elaboração de um projeto de implantação de rede trifásica nos municípios para tornar a agricultura mais eficiente.
Veja mais:
Conta de luz sobe 9.338% em um mês e Energisa cobra R$ 14,7 mil de costureira na Capital
Energisa não poupa nem ex-governador e protesta André por conta paga 20 dias antes
Energisa: conta de luz sobe 3.374% e produtor quase desmaia com o valor de R$ 19,8 mil
“A ideia é trazer o governo federal em uma parceria com o Estado e com a Energisa e fazer um grande programa de trifásico aqui. Isso pode servir como piloto para um grande programa nacional”, informou Vander a O Jacaré.
Segundo o petista, o padrão monofásico de energia está ultrapassado com o avanço tecnológico nestes 16 anos desde que o Luz Para Todos foi colocado em prática. A intenção é repetir o sucesso do programa que tirou quase 20 milhões de brasileiros da escuridão, segundo estimativas do governo.
Desde 2003, quando foi criado no primeiro mandato do presidente Lula, o Luz Para Todos pode ser considerado um dos programas de políticas públicas mais bem sucedidos do governo federal. Coordenado pelo ministério de Minas e Energia, tem também a participação da Eletrobras e de cooperativas, organizações sociais, agentes e das próprias comunidades.
O Luz para Todos foi lançado pela necessidade de levar luz elétrica para famílias rurais brasileiras. Cerca de 90% dessas famílias estavam abaixo da linha de pobreza.