O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Opinião»Economia Fora Da Caixa: Muralha da China será construída no interior do Brasil
    Opinião

    Economia Fora Da Caixa: Muralha da China será construída no interior do Brasil

    Especial para O JacaréBy Especial para O Jacaré26/02/20233 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Albertino Ribeiro

    Isso mesmo, leitor! Parece mentira, mas se trata de uma “verdade chinesa”. A montadora de carros GWM – Great Will Motor – cuja tradução é Motor da Grande Muralha, está no Brasil, na cidade paulista de Iracemápolis.

    Veja mais:

    Economia Fora Da Caixa – Abílio Diniz: “Não queremos uma reforma tributária Robin Hood”

    Economia Fora Da Caixa – Argentina: Feliz Copa e triste Natal

    Economia Fora Da Caixa – Copa do mundo da economia: Argentina e França no acordo Mercosul – União Europeia

    A empresa, para não perder tempo, comprou as instalações da Mercedes-Benz, que encerrara suas atividades no ano de 2020, em Iracemápolis. Agora, o pacato lugar recebe novamente uma grande montadora. Parece que a cidade paulista tem mesmo os lábios de mel, conforme o significado de Iracema, em Tupi Guarani.

    Investimentos chineses

    O Brasil tem sido um dos principais destinos de investimentos do gigante asiático. Em entrevista ao G1, o vice-presidente Geraldo Alkmin, que também é ministro da Indústria e Comércio, disse que, atualmente, existem U$$ 70 bilhões de investimentos chineses no Brasil, o equivalente a 4% do PIB brasileiro.

    Pois é, o grande dragão asiático “quer mesmo fincar raízes no Brasil e ganhar a confiança do mercado”, afirmou o CEO da empresa, James Yang. Para isso, a montadora irá investir R$ 10 bilhões no país, desembolsando, em média, R$1 bi por ano.

    A montadora começará a fabricação de carros elétricos no primeiro semestre de 2024. Trata-se do híbrido plug-in Haval H6 GT. O preço ainda não foi divulgado, mas os especialistas estimam que será entre R$ 270 mil e R$ 300 mil. É uma aposta ousada, pois terá que lutar com marcas já estabelecidas como a Jeep e a Toyota. Não vou entrar em detalhes, pois o objetivo deste artigo é tecer uma análise macroeconômica e também não quero competir com a revista Quatro Rodas.

    O investimento em montadoras é salutar para qualquer economia, principalmente em um país como o Brasil, que possui uma alta taxa de desemprego e baixa produtividade. É um setor que possui 

    Uma cadeia produtiva longa e sofisticada, que gera bons empregos em diversas atividades. No caso da GWM, serão gerados, pelo menos, 2000 empregos diretos.

    Fazer com os chineses o que eles fizeram com os LAWOAI

    Lawoai é como os chineses chamam os estrangeiros. Em 1994, quando a China começou a investir na indústria de automóveis, as multinacionais viram a oportunidade de investirem num país com grande potencial mercadológico. Contudo, o estado chinês exigiu que, para ter acesso ao seu gigante mercado interno, as empresas estrangeiras deveriam compartilhar e transferir suas tecnologias, através de joint venture (consórcio de empresas).

    Destarte, para não perder um verdadeiro “negócio da China”, as empresas, inclusive a TESLA, aceitaram o acordo e, desde então, as montadoras chinesas tem crescido em valor e sofisticação. Já em 2009, a China tornou-se a maior produtora e vendedora de automóveis do mundo.

    De igual modo, é importante que o Brasil aproveite o bom “Feng Chui” (sopro do vento) dos chineses e utilize a mesma estratégia. Por que não?! Será que vamos cometer o mesmo erro do passado, quando abrimos o mercado, mas não adotamos nenhuma estratégia de absorção de Know-how?

    Nosso canarinho precisa aprender muito com o dragão chinês, que diferentemente dos dragões dos filmes europeus, é um símbolo de aperfeiçoamento, virtude e prosperidade. Só assim iremos deixar para trás os voos de galinha, que sempre frustraram os sonhos de sermos uma grande nação desenvolvida.

    (*) Albertino Ribeiro é economista e ensaísta. A coluna EcOnOmIA FoRa dA CaiXa é publicada aos domingos em O Jacaré

    albertino ribeiro economia fora da caixa fábrica de carros elétricos investimento investimentos da china montadora no brasil opinião

    POSTS RELACIONADOS

    Economia Fora Da Caixa – O relatório Payroll e o difícil equilíbrio entre emprego e inflação

    Opinião 09/06/20253 Mins Read

    Economia Fora Da Caixa – O que parece ser o forte, na verdade é a fraqueza do PIB brasileiro

    Opinião 02/06/20253 Mins Read

    ACP investe R$ 2,5 milhões para resgatar e transformar Parks, point da MPB por 34 anos

    MS 31/05/20253 Mins Read

    Economia Fora Da Caixa – Inteligência Artificial e a torre de Babel

    Opinião 26/05/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Entenda os próximos passos da ação penal da trama golpista

    BR 12/06/20253 Mins Read

    Só com R$ 410 na conta, Claudinho tinha carro de luxo e pagava aluguel de R$ 10 mil, diz MPE

    MS 12/06/20254 Mins Read

    O que move Campo Grande? Gente que cuida, planeja e realiza, todos os dias

    MS 12/06/20252 Mins Read

    Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 90 milhões

    BR 12/06/20251 Min Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.