O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Após operação ‘melar’ eleição e afastar conselheiros, Jerson será finalmente efetivado presidente do TCE
    MS

    Após operação ‘melar’ eleição e afastar conselheiros, Jerson será finalmente efetivado presidente do TCE

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo23/02/20233 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Conselheiro Jerson Domingos, presidente do TCE-MS. (Foto: Mary Vasques/TCE-MS)

    O TCE-MS finalmente terá um novo presidente efetivo a partir desta sexta-feira (24), quando o conselheiro Jerson Domingos será eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. Flávio Kayatt, para a vice-presidência, e Osmar Domingues Jeronymo, corregedoria-geral, completam a chapa única que disputa o pleito.

    O trio vai comandar a Corte durante o biênio 2023-2024. A composição da chapa foi divulgada em edição extra do Diário Oficial do TCE-MS nesta quinta-feira (23). O prazo para o registro de chapas concorrentes foi encerrado às 13h de hoje.

    Veja mais:

    TCE muda regimento e marca eleição dia 24 para efetivar Jerson Domingos como presidente

    Corte Especial analisa dia 15 pedido para suspender afastamento de conselheiros do TCE

    PF suspeita de lavagem de dinheiro de Waldir em fazendas que valorizaram até 4.508%

    A votação para confirmar os vencedores ocorre amanhã às 10h, durante sessão especial no Plenário Celina Martins Jallad, sede do Tribunal de Contas.

    O pleito, porém, será completamente diferente do que ocorre tradicionalmente, já que houve mudança no regimento interno para viabilizar a eleição para escolher o novo presidente da corte fiscal. 

    Com o afastamento de três conselheiros por suspeita de corrupção, os quatro sobreviventes decidiram acabar com o quórum qualificado de cinco integrantes, sendo que atualmente “o quórum dar-se-á pela maioria absoluta de seus membros titulares em atividade”.

    Inicialmente, a eleição estava prevista para o dia 16 de dezembro do ano passado e acabou melada pela Operação Terceirização de Ouro, da Polícia Federal, que levou ao afastamento do então presidente, do corregedor-geral e do ex-presidente, respectivamente, Iran Coelho das Neves, Ronaldo Chadid e Waldir Neves Barbosa.

    O ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça, determinou o afastamento dos três e o monitoramento eletrônico com tornozeleira por seis meses. 

    Jerson Domingos articulou o apoio para mudar o regimento. Ele vinha argumentando que, como interino, as decisões do TCE poderiam ser questionadas na Justiça e processos poderiam ser suspensos na Justiça. A decisão poderia comprometer investimentos e travar processos por longo tempo.

    A mudança do regimento foi aprovada pelos conselheiros Flávio Kayatt, Márcio Monteiro e Osmar Jeronymo.

    A eleição é mais uma derrota de Waldir Neves, que era o favorito para voltar ao comando da corte, mas viu seu sonho se tornar pesadelo com a operação da Polícia Federal. O ex-presidente do TCE foi submetido a uma cirurgia para retirada de um câncer e de hérnia inguinal no último dia 31 de janeiro deste ano em São Paulo.

    Waldir, Iran e Ronaldo Chadid são investigados pelos crimes de peculato, corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

    eleição tce-ms gerson domingos operação terceirização de ouro tce-ms Tiro News tribunal de contas waldir neves

    POSTS RELACIONADOS

    MPE cobra Adriane sobre ambulâncias paradas e R$ 1,9 milhão em aluguel de veículos para Samu

    Campo Grande 13/06/20253 Mins Read

    Juiz nega prisão, mas manda colocar tornozeleira eletrônica em ex-secretário de Saúde

    MS 13/06/20254 Mins Read

    Trio bolsonarista de MS vota contra, mas Câmara eleva pena para posse de arma de uso proibido

    MS 12/06/20253 Mins Read

    CPI enterra relatório de Soraya que pedia fim do ‘Tigrinho’ e indiciamento de Virginia e Deolane

    MS 12/06/20255 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Ex-ministro de Bolsonaro é preso por tentar emitir passaporte para Cid

    BR 13/06/20253 Mins Read

    Ataques ao Irã ‘prendem’ comitiva do governo de MS que participa de missão em Israel

    MS 13/06/20254 Mins Read

    Brasil estuda medidas para romper relações militares com Israel

    BR 13/06/20253 Mins Read

    MPE cobra Adriane sobre ambulâncias paradas e R$ 1,9 milhão em aluguel de veículos para Samu

    Campo Grande 13/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.