O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Ex-chefe dos Correios perde ação contra mulher que apontou “negociata” com ex-ministro Carlos Marun
    MS

    Ex-chefe dos Correios perde ação contra mulher que apontou “negociata” com ex-ministro Carlos Marun

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo18/02/20233 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O ex-superintendente de operações dos Correios em Mato Grosso do Sul Júlio Cesar Gonzalez Nascimento perdeu ação contra uma mulher que fez postagem considerada caluniosa contra o ex-ministro Carlos Marun (MDB) nas redes sociais.

    Conforme o processo, Júlio se reuniu com Carlos Marun, então ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer (MDB), em abril de 2018, na sede dos Correios, para tratar sobre a estrutura da empresa no Estado. O encontro foi divulgado pela imprensa e pelo emedebista em sua página do Facebook.

    Veja mais:

    Reconduzido por Bolsonaro para ganhar R$ 27 mil, Marun diz que votará em Lula no 2º turno

    Com troca na Itaipu, Marun perde emprego dos sonhos dois anos antes e volta para a política

    Quase um ano depois, em fevereiro de 2019, uma mulher chamada Amanda Coimbra publicou uma foto do encontro, na rede social, com o título: “Ex Ministro Marum de Michel Temer…fazendo negociatas no governo de Bolsonaro, e ainda despachando na empresa dos Correios”.

    Como aparecia na foto, Júlio César Gonzalez não apenas se sentiu ofendido, como entrou com um processo contra Amanda por calúnia, injúria e difamação, na 5ª Vara Federal de Campo Grande, com pedido de indenização.

    “Vislumbra-se, claramente, que a querelada [Amanda] atuou com dolo direto de caluniar o querelante, pois alegou que o mesmo, juntamente com o Ministro, estava realizando fatos ilícitos, podendo os mesmos serem enquadrados como crimes contra a Administração Pública, embora ciente da falsidade de suas afirmações”, justificou a defesa do ex-chefe dos Correios.

    O juiz federal Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, ao decidir a questão, pontuou que o próprio Júlio disse,“em seu interrogatório, que os comentários feitos à postagem, embora causassem transtornos, não atingiram a sua esfera pessoal”. 

    “Desta postagem, não é possível aferir a imputação, concreta e específica, de fato definido como crime. A expressão ‘fazer negociatas’, como bem apontado no parecer ministerial, não configura qualquer crime previsto na legislação penal”, considerou o magistrado a respeito da acusação de calúnia. “A postagem não contém a indicação do nome do querelante [Júlio], tampouco faz supor qualquer conduta criminosa praticada por ele”.

    Ex-superintendente dos Correio em MS Júlio César Gonzalez (à direita). (Foto: Divulgação/Santa Casa)

    Sobre a suposta difamação,“só o fato de ter sido feito uso da imagem em que o querelante aparece ao lado do ex-ministro Carlos Marun não evidencia a intenção da querelada de ofendê-lo”, diz o juiz. A decisão ainda informa que a figura do superintendente dos Correios é conhecida no meio político, mas não necessariamente “em relação ao grande público”.

    “Sendo assim, não é possível extrair que o uso da imagem em que o querelante está presente, por si só, teve o intento de ofender a sua honra objetiva. Ademais, a ausência de descrição do fato com especificidades acerca de tempo, lugar e pessoas envolvidas nas supostas “negociatas” impede a configuração do ilícito, por não evidenciado o seu animus difamandi”, explica o magistrado.

    Por fim, o juiz Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini julgou improcedente as acusações e absolveu Amanda Coimbra.

    5ª vara federal de campo grande calúnia correios Destaque difamação facebook justiça federal redes sociais Tiro News

    POSTS RELACIONADOS

    Candidato de Nelsinho pode derrotar candidata de André e Tereza Cristina em Bandeirantes

    MS 06/07/20253 Mins Read

    Antes, cidade teve “surtos” de desenvolvimento e até ateou fogo em floresta de eucalipto

    MS 06/07/20252 Mins Read

    MPE rejeita acordo e empresário alvo da Tromper vai a julgamento: ‘Voltado à prática de delitos’

    MS 06/07/20253 Mins Read

    Empresário consolida vantagem deve derrotar emedebista em Bandeirantes, aponta Ranking

    MS 05/07/20252 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Candidato de Nelsinho pode derrotar candidata de André e Tereza Cristina em Bandeirantes

    MS 06/07/20253 Mins Read

    Antes, cidade teve “surtos” de desenvolvimento e até ateou fogo em floresta de eucalipto

    MS 06/07/20252 Mins Read

    Celeiro de bons negócios, empregos e sonhos, impacto da indústria vai além de Ribas

    MS 06/07/202513 Mins Read

    MPE rejeita acordo e empresário alvo da Tromper vai a julgamento: ‘Voltado à prática de delitos’

    MS 06/07/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.