Com 13 mandatos nas costas, o deputado estadual Londres Machado foi anunciado como líder do governador Eduardo Riedel (PSDB) na Assembleia Legislativa. Este é mais um posto de protagonismo assumido por um parlamentar do PP, que conta com o presidente da casa, Gerson Claro.
O anúncio foi feito durante a sessão desta quinta-feira (16) no Legislativo estadual. O deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD) será o vice-líder do governo no parlamento.
Veja mais:
Com o apoio de 23 deputados, Gerson Claro é o 1º réu por corrupção a presidir a Assembleia
Em busca do 13º mandato, Londres é o “queridinho” de Tereza nas doações para campanha
Antes cotado para ser o líder do governo, o deputado Marcio Fernandes (MDB) ficou com a liderança do bloco formado por emedebistas (Renato Câmara e Junior Mochi), do PL (Coronel David e Neno Razuk), Antônio Vaz (Republicanos), Rinaldo Modesto (Podemos), Pedrossian Neto (PSD) e os dois do PP, Londres e Gerson.
Esta posição de destaque não se compara a quando o MDB dominava o estado nos tempos áureos de governo André Puccinelli e, mesmo depois, tinha até o comando da Assembleia no primeiro mandato de Reinaldo Azambuja (PSDB), com Mochi.
Nos últimos anos, porém, os emedebistas viram o domínio passar para os tucanos, que hoje têm o comando do Parque dos Poderes e a maior bancada na Alems, com seis parlamentares. E deve chegar forte na disputa pela Prefeitura de Campo Grande em 2024, com o deputado federal Beto Pereira.
Com o poder quase completo nas mãos, o governo tucano decidiu dar ao PP, com apenas dois integrantes, o protagonismo e a voz no parlamento estadual. Vale destacar que o principal nome pepista em MS, a senadora Tereza Cristina, foi fundamental para angariar a neutralidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e votos bolsonaristas para Riedel no pleito de 2022.