A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), anunciou a primeira mulher negra a integrar a equipe. A economista e servidora de carreira Luciana Servo será a nova presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A emedebista foi criticada por dizer que tinha dificuldade em encontrar mulheres negras para a sua pasta.
O Ipea é uma fundação pública vinculada à pasta comandada por Tebet. O instituto tem como função realizar pesquisas e estudos sociais e econômicos, dando apoio técnico e institucional ao governo na avaliação, formulação e acompanhamento de políticas públicas.
Veja mais:
Simone anuncia equipe com três homens e duas mulheres, mas sem negros no ministério
“Estamos e somos Governo”, afirma Simone ao assumir o Ministério do Planejamento
Simone começa a montar equipe e só falará sobre economia após reunião com Haddad
“Estou muito feliz em anunciar a Luciana Servo como presidente do IPEA, instituto responsável por realizar estudos sociais e econômicos, nos dando apoio técnico e institucional em políticas públicas. Para reconstituir o Brasil, estamos compondo nossa equipe de trabalho com competência, diversidade e forte participação de mulheres”, afirmou a ministra, em postagem nas redes sociais.
Servo será a terceira mulher a comandar o Ipea. A primeira foi Aspásia Camargo, entre 1993 e 1995, e a segunda, Vanessa Petrelli Corrêa, presidente interina em 2012.
Luciana Mendes Santos Servo é doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre, também em economia, pela Universidade de São Paulo (USP).
É servidora do Ipea desde 1998. Nos últimos anos, vinha trabalhando em projetos focados na saúde, como “Avaliação de políticas de saúde”, “Prioriza SUS”, “Contas SHA para o Brasil” e “Conta Satélite de Saúde”.
A pesquisadora também é coautora de relatórios do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (Cmap) do governo federal.