A prefeita Adriane Lopes (Patri) demitiu o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Rudi Fiorese, mais um nome ligado ao antecessor, Marquinhos Trad (PSD). Ela perdeu até o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Antônio Freitas da Cruz, único que não seria demitido, mas acabou pedindo exoneração para assumir a presidência da Fundação de Cultura na gestão de Eduardo Riedel (PSDB).
Dos 14 integrantes do primeiro escalão, apenas dois sobrevivem, por enquanto, a reforma radical realizada pela prefeita: os secretários municipais de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva, e de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luiz Eduardo Costa. Apenas o primeiro é ligado ao marido da prefeita, o deputado Lídio Lopes (Patri), e estaria garantido na função.
Veja mais:
Irmã de Waldir Neves é uma das primeiras comissionadas recontratadas por Adriane Lopes
Prefeita quer cortar 500 cargos e recontratar 2,1 mil comissionados na Capital
Adriane Lopes demite cerca de 1,7 mil comissionados na véspera de Ano Novo
Câmara pode ter vereador com 841 votos e em 116º lugar com ida de Alírio para Segurança
Duas pastas, a da Cultura e da Segurança Pública, continuam vagas. Desde a saída de Valério Azambuja, ainda no ano passado, a prefeita não chegou a um acordo para nomear o novo titular da pasta. Ela pretendia nomear o vereador Alírio Villasanti, o Coronel Alírio (União Brasil), mas os guardas municipais são contra a indicação de um policial militar para o posto.
A última troca ocorreu nesta quarta-feira (11) com a exoneração de Fiorese e a nomeação do corumbaense e engenheiro civil Domingos Sahib Neto. Auditor de controle externo aposentado do Tribunal de Contas do Estado e ex-presidente do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), ele assume com o respaldo da instituição.
Formado em Engenharia Civil em 1987 pela Universidade Gama Filho, do Rio DE Janeiro, ele é atual conselheiro federal como representante do CREA/MS. Atualmente, ele trabalha com a construção de obras residenciais e comerciais.
Apesar de Adriane estar no cargo desde abril do ano passado, o novo secretário anunciou que vai reiniciar com um levantamento das obras. Atualmente, Campo Grande sofre com o grande número de obras paradas.
“A primeira ação será um levantamento preciso de toda a secretaria para, imediatamente, com esse diagnóstico em mãos, atuar para garantir que as obras possam ser executadas para o momento presente, mas com o cuidado de planejar sua eficiência pensando também no futuro. Isso é trabalhar com responsabilidade”, afirmou, por meio da assessoria.
O desafio de Sahib Neto será grande. A maior parte dos corredores do transporte coletivo está paralisada há mais de ano e vem causando transtornos à população em geral. Também há obras do PAC e do Reviva Centro abandonadas.
Até o momento, o time de Adriane conta com a concunhada Thelma Fernandes Mendes Nogueira Lopes (chefe de gabinete), Mario Cesar Oliveira Fonseca (secretário de Governo), Márcia Helena Hokama (Finanças e Planejamento), Maria das Graças Macedo (Gestão), Educação (Lucas Bitencourt), Saúde (Sandro Benites Trindade), Juventude (Wilton Celeste Candelório), Infraestrutura (Domingos Sahib Neto) e Desenvolvimento Econômico (Adelaido Vila).
José Mário, da Assistência Social, era o indicado de Adriane para comandar a pasta já na gestão de Marquinhos. O advogado Alexandre Ávalo voltou ao comando da Procuradoria-Geral do Município.