O advogado sul-mato-grossense Luiz Henrique Eloy Amado (PSOL) será o secretário executivo do Ministério dos Povos Originários. Na prática, ele será o número 2 da ministra Sônia Guajajara. Índio terena, Eloy Terena, como é mais conhecido, chegou a ser cotado para assumir o comando da pasta.
“Com muita honra anuncio @luizeloyterena para ser o secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas. Eloy é advogado, doutor em ciências jurídicas e sociais, doutor em antropologia social e pós doutor pela escola de estudos sociais de Paris. VAMOS FIRMES NESSA LUTA!”, afirmou a ministra.
Veja mais:
MPF manda Funai demarcar área indígena que inclui fazenda de primas de ministra
Sem ordem judicial, desocupação violenta ressuscita etnia indígena quase extinta em MS
Advogado é cotado para o Ministério dos Povos Originários e pode ser o 2º de MS no Governo Lula
Em outro tuíte, ele agradeceu a indicação. “Recebi o convite da ministra @GuajajaraSonia para ser o secretário executivo do ministério dos povos indígenas. Aceito com muita honra esta missão e ciente dos desafios. Vamos trabalhar incansavelmente na articulação e promoção dos direitos dos povos indígenas. Gratidão”, postou o advogado.
Eloy nasceu na aldeia Ipegue, localizada no município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Formado em direito, ele começou a atuar no movimento indígena no que tange ao direito à terra indígena e atualmente é o coordenador jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).
Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFF (Universidade Federal Fluminense) e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ele ainda possui pós-doutorado em ciências sociais pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, França.
É o terceiro sul-mato-grossense com cargo de destaque na gestão Lula. Simone Tebet foi nomeada para ser ministra do Planejamento. Aparecida Gonçalves assumiu o Ministério das Mulheres.