O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cogita três ministérios para nomear a Simone Tebet (MDB) após fracassar a tentativa de acomodá-la no Meio Ambiente. Enquanto o petista analisa Planejamento, Cidades e Turismo, a mídia e colunistas especulam que a senadora pode ser nomeada até para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.
A expectativa é de que Lula retorne a Brasília nesta segunda-feira (26) para concluir as negociações com os partidos de centro, como MDB, PSD e União Brasil. Os três partidos vão integrar a base do novo governo e devem integrar o primeiro escalão.
Veja mais:
Marina será ministra do Meio Ambiente e Lula busca novo plano B para acomodar Simone
Lula oferece Ministério do Meio Ambiente a Simone e viaja com senadora a São Paulo
Para não ficar a ver navios, Simone recua e aceita assumir Ministério do Meio Ambiente
Em 3º lugar na disputa presidencial deste ano, Simone obteve 4,9 milhões de votos e foi considerada fundamental para a vitória sobre Jair Bolsonaro (PL) ao se engajar na campanha no 2º turno.
Apesar da senadora enfatizar que não deseja cargos, ela pretendia assumir o cargo de ministra do Desenvolvimento Social, que ficará encarregado pelo Bolsa Família. Vitrine do PT, o programa vai manter o pagamento de R$ 600 por família e ainda um adicional de R$ 150 por criança em idade escolar.
Lula decidiu manter a pasta sob o comando do PT e vai nomear o ex-governador do Piauí por quatro mandatos e senador eleito, Wellington Dias. Então, ele ofereceu o Ministério do Meio Ambiente para Simone, desde que Marina Silva topasse assumir a autoridade climática. A deputada federal eleita quer assumir o Meio Ambiente.
Lula passou a sondar Simone para o Ministério do Planejamento. No entanto, a emedebista alegou não ter afinidade com a política econômica do PT. A ex-prefeita de Três Lagoas tem um viés mais liberal.
Agora, o presidente eleito analisa ainda de nomear Simone para o Ministério das Cidades ou do Turismo. O primeiro vai ficar com o MDB, que cogita indicar um representante da Câmara dos Deputados.
A terceira hipótese é o Ministério do Turismo, que seria entregue a um dos nanicos da coligação, como Avante. O partido apoiou Lula desde o primeiro turno.
Enquanto Lula avalia em qual ministério colocará a sul-mato-grossense, jornalistas e jornais nacionais especulam que Simone Tebet pode ganhar até uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A hipótese seria a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposenta no início deste ano.
Também cogitam a senadora, que é advogada e professora universitária, para uma das vagas no Superior Tribunal de Justiça Os cargos de ministro são vitalícios e precisam ser aprovados pelo Senado.
Simone manteve o silêncio sobre os cargos no Governo. Desde o início das especulações, ela tem evitado jornalistas.