O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu o Ministério do Meio Ambiente para Simone Tebet (MDB) em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (23) em Brasília. Eles não bateram o martelo porque depende do acordo com a deputada federal eleita por São Paulo, Marina Silva (Rede), que poderá assumir a autoridade climática.
Em mais um sinal de prestígio, Simone viajou na tarde de hoje com o Lula e o futuro ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para São Paulo. As negociações continuam com Tebet, Marina e o MDB.
Veja mais:
Para não ficar a ver navios, Simone recua e aceita assumir Ministério do Meio Ambiente
Ex-governador do Piauí será ministro do Desenvolvimento Social, pasta cobiçada por Simone
Lula anuncia Cida Gonçalves como nova ministra das Mulheres e garante MS na esplanada
Integrante da equipe de Zeca, Cida Gonçalves pode assumir Ministério das Mulheres de Lula
O partido terá três ministérios, sendo que um será destinado a Simone. Caso não vingue o Meio Ambiente, a senadora sul-mato-grossense poderá assumir o Ministério do Planejamento ou das Cidades.
Simone deseja o Ministério do Desenvolvimento Social, que comandará o Bolsa Família. No entanto, a pasta ficará com o PT e será comandada pelo senador eleito do Piauí, Wellington Dias.
O MDB vai indicar ainda o senador eleito de Alagoas, Renan Filho, e o deputado federal do Pará, José Priante, para compor o primeiro escalão. As negociações com Simone deverão ser definidas até o Natal. Lula vai anunciar os ministros faltantes na próxima terça-feira.
Candidata a presidente nas eleições deste ano, Simone obteve 4,9 milhões de votos e ficou em 3º lugar na disputa. No segundo turno, ele apoiou Lula e se engajou na campanha do petista. O apoio foi considerado fundamental para vencer Jair Bolsonaro (PL).